Por PedroAlex
Tempo de Registro Quantidade de postagens
Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira", o escritor José Saramago descreve uma cidade ficticia na qual, paulatinamente, as pessoas vão ficando cegas. Na trama o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruismo e cooperação no mundo contemporâneo, em que os individuos se preocupam cada vez menos com o bem-estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjutura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que a inclusão escolar representa um problema que não recebe a devida atenção no territorio nacional. Nesse contexto, deve-se analisar como a negligência estatal e a insuficiencia legislativa impulsionam tal problematica, com o intuito de soluciona-la.

Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante da inserção de classe no Brasil. De acordo com o geográfo Milton Santos, em seu texto "As cidadanias Multiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade são homogeneamente desfrutados. Todavia no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia da população que não tem acesso ao conhecimento dos direitos constitucionalmente garantidos a medida que adaptações curriculares e suporte adicional vão se alastrando. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuaram a serem multilados de forma sistematica.

Ressalta-se, ademais que a insuficiencia legislativa potencializa esse cenário. Nesse viés, segundo o sociologo Pierre Bourdieu, em sua escrita "O que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão". Diante de tal exposto, tende a ter uma inclusão as pessoas com deficiência. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas no que tange à reversão desse contexto, fragilizando com isso, a cidadania plena no país. Dessa forma, é imprescidivel combater a falta de exiguidade, visto que é uma das causas fundamentais do problema.

Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado em sua função de promotor do bem-estar social, sensibilizar educadores, oferecer treinamento em diversidade, adaptar curriculos e proporcionar suporte individualizados, mediante a adotar uma abordagem colaborativa, como capacitação online e presencial, colaboração institucional e implementação gradual. Tal ação terá como finalidade reverter a inclusão escolar no país. Assim, à luz da pespectiva de Saramago, poderemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por LeighTeabing
@PedroAlex, opa!

Olho sim, cara. Amanhã.

Se até umas 3 da tarde eu não corrigir, notifica novamente pra lembrar aqui. De boa?

Oi, pessoal. Infelizmente não estou conseguindo olhar todas as redações em que estão me mercando. Então, se você me marcou e eu não comentei nada, desculpa. Não deu pra olhar e, as vezes ,eu perco as notificações antes de poder olhar.
0
Por LeighTeabing
Primeiramente, mil desculpas, parceiro. Demorei muita pra vir corrigir aqui. Mas bora lá.

E aí? Tudo em ordem?

Vou corrigir sua redação, mas só avisando que sou apenas um universitário. Logo, posso cometer erros

TEMA: AS CONSEQUÊNCIAS DA LEI MARIA DA PENHA NA SEGURANÇA DA MULHER.

Autor(a): @PedroAlex

INTRODUÇÃO

Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira", o escritor José Saramago descreve uma cidade ficticia [fictícia] na qual, paulatinamente, as pessoas vão ficando cegas. Na trama o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruismo [altruísmo] e cooperação no mundo contemporâneo, em que os individuos [indivíduos] se preocupam cada vez menos com o bem-estar coletivo[Contextualização]. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjutura [conjuntura] brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que a inclusão escolar representa um problema que não recebe a devida atenção no territorio [território] nacional [Apresentação do Tema]. Nesse contexto, deve-se analisar como a negligência estatal e a insuficiencia [insuficiência] legislativa impulsionam tal problematica [problemática], com o intuito de soluciona-la [solucioná-la]. [Tese]

Comentários: Meu amigo, eu já corrigi textos teus. E não tinham essa quantidade de acentos faltando. Sei que não foi sua intenção, provavelmente tem motivo pra isso. Mas vou ter que pegar no pé da sua C1. No mais, ótima introdução.

Continua nos próximos comentários...

Oi, pessoal. Infelizmente não estou conseguindo olhar todas as redações em que estão me mercando. Então, se você me marcou e eu não comentei nada, desculpa. Não deu pra olhar e, as vezes ,eu perco as notificações antes de poder olhar.
0
Por LeighTeabing
Correção da correção: no comentário anterior o tema tá trocado. Agora que percebi isso. Mas de boa, estava corrigindo com base no tema atual.
Seguindo...

DESENVOLVIMENTO 1

Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante da inserção de classe no BrasiL [Tópico Frasal]. De acordo com o geográfo [geógrafo] Milton Santos, em seu texto "As cidadanias Multiladas [Mutiladas]", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade[faltou vírgula aqui] são homogeneamente desfrutados[Contextualização]. Todavia[faltou vírgula aqui] no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia da população que não tem acesso ao conhecimento dos direitos constitucionalmente garantidos a medida que adaptações curriculares e suporte adicional vão se alastrandou] [Argumentação].. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuaram a serem multilados [mutilados] de forma sistematica [sistemática]. [Finalização]

Comentários: além dos erros de acentuação e grafia, quero ressaltar o trecho sublinhado. Mano, assim como na sua redação que corrigi anteriormente, é um trecho de compreensão não simples e que não diz muita coisa. Por exemplo, você fala de escola inclusiva, mas nunca deixou claro em que sentido. Esperava esse esclarecimento. Inclusão de PCD,s? Inclusão no sentido de acesso aos mais vulneráveis? Cara, não adianta usar repertórios incríveis, colocações bem construídas, se o que é pra ser dito, não é dito. Eu sinto que teu texto está muito preso num modelo, cuidado com isso. Modelo são maravilhosos, mas tenha autonomia.

0
Por LeighTeabing
DESENVOLVIMENTO 2

Ressalta-se, ademais [faltou vírgula]que a insuficiencia [insuficiência] legislativa potencializa esse cenário. Nesse viés, segundo o sociologo [sociólogo] Pierre Bourdieu, em sua escrita "O que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão" [Contextualização]. . Diante de tal exposto, tende a ter uma inclusão as pessoas com deficiência. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas no que tange à reversão desse contexto, fragilizando com isso, a cidadania plena no país [Argumentação]. Dessa forma, é imprescidivel [imprescindível] combater a falta de exiguidade, visto que é uma das causas fundamentais do problema. [FINALIZAÇÃO]

Comentários: além das marcações, quero falar novamente da tua argumentação. Aqui você menciona que é sobre PCD´s. Mas também não passa disso, seria bom exemplos de como pessoas com deficiência não são incluídas. Desenvolva mais.

0
Por LeighTeabing
CONCLUSÃO

Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado [AGENTE] [bom vírgula aqui] em sua função de promotor do bem-estar social [DETALHAMENTO], sensibilizar [AÇÃO? Sensibilizar é um termo muito vago para esse caso] educadores, oferecer [Ação] treinamento em diversidade, adaptar [Ação] curriculos [currículos] e proporcionar suporte individualizados, mediante [meio] a adotar uma abordagem colaborativa, como capacitação online e presencial, colaboração institucional e implementação gradual. Tal ação terá como finalidade [finalidade lkkkk ] reverter a inclusão escolar no país. Assim, à luz da pespectiva de Saramago, poderemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.

Apresenta 5 elementos, boa.

0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
A realidade da escola inclusiva no Brasil
por vitorlag1096    - In: Outros temas
1 Respostas 
92 Exibições
por Marystudy1
O desafio da educação inclusiva no Brasil
por Gil23    - In: Outros temas
0 Respostas 
125 Exibições
por Gil23
0 Respostas 
402 Exibições
por Claramach4do
1 Respostas 
990 Exibições
por Mayrita23
0 Respostas 
189 Exibições
por Ana2107
0 Respostas 
230 Exibições
por mihh07
0 Respostas 
246 Exibições
por Edemar
0 Respostas 
361 Exibições
por linsley
0 Respostas 
179 Exibições
por Kely123
0 Respostas 
211 Exibições
por sofialimaaaa

Maxy Sooofll yagorodoli JoaoPedro72

Utilize o número do artigo, ao invés[…]

Texto corrigido: Segundo o educador brasileiro Pa[…]

Redação Corrigida: A vergonha e o p[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM