Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a falta de emprego defrontado pelos expatriados. Nesse sentido, os imigrantes começam a ficar desesperados por trabalho, o que os faz aceitar serviços de baixa remuneração e/ou até trabalhos escravos, visto que necessitam alimentar suas famílias e a insuficiência de oportunidades no país de refúgio é escassa. Essa conjuntura, segundo os ideais do filósofo contratualista John Locke, caracteriza-se como uma violação do " Contrato Social ", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que as pessoas, seja elas refugiadas ou não, desfrutem de direitos indispensáveis, como ter um emprego para garantir seu pão de cada dia. Infelizmente, esse quadro é evidente no mundo.
Ademais, é fundamental apontar a xenofobia como impulsionadores dos problemas enfrentados pelos refugiados no mundo.Nesse contexto, faz-se uma analogia com a máxima do físico Albert Einstein, em que ele diz ser mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito. Diante de tal exposto, a população tende a atacar tudo aquilo que é diferente do que conhece, seja crenças, hábitos ou costumes provindos de outros países ou regiões, o que torna atitudes xenofóbicas e preconceituosas comuns entre pessoas deportadas. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater tais obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo - instância máxima de administração executiva -, promova a criação de cotas destinadas a empregabilidade de pessoas refugiadas,por meio de parcerias com empresas de todo o país, além de criar campanhas de combate à xenofobia e ao preconceito, a fim de que expatriados possam se sentir mais seguros no país de guarita. Somente assim, se consolidará uma sociedade mais solidária, onde o artigo prescrito pelo DUDH seja permeado pela efetivação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.