Desde a Grécia Antiga, quando povos estrangeiros eram denominados "bárbaros", há relatos da aversão a imigrantes que caracteriza a xenofobia. Esta é uma herança negativa deixada pelos gregos, que perpetua na segregação e preconceito contra indivíduos que fogem de situações piores, como conflitos armados e pobreza extrema.
Além disto, os países socioeconomicamente mais desenvolvidos vêm tornando as políticas migratórias mais rígidas e o patrulhamento de fronteiras mais intenso. Ainda que possuam condições para dar suporte aos refugiados, nações geograficamente próximas dos locais de origem deles não o fazem. Propiciando, por conseguinte, a imigração ilegal.
Portanto, os Estados com infraestrutura suficiente devem corroborar com a ONU — responsável por defender a paz entre as nações e o respeito aos direitos humanos —, para fornecer aos refugiados condições de recomeçarem as vidas segura e legalmente, através de programas sociais de acolhimento e inclusão bem projetados, executados e fiscalizados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada