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#46515
Um dos princípios de São Tomás de Aquino foi a defesa de que todas as pessoas devem ser tratadas com a mesma importância. Contudo, a realidade vivida por imigrantes refugiados no século XXI diverge deste ponto de vista, uma vez que eles são discriminados e marginalizados devido às crenças e origens que têm. Ademais, a situação é agravada pelas leis e políticas rígidas dos países aos quais recorrem.

Desde a Grécia Antiga, quando povos estrangeiros eram denominados "bárbaros", há relatos da aversão a imigrantes que caracteriza a xenofobia. Esta é uma herança negativa deixada pelos gregos, que perpetua na segregação e preconceito contra indivíduos que fogem de situações piores, como conflitos armados e pobreza extrema.

Além disto, os países socioeconomicamente mais desenvolvidos vêm tornando as políticas migratórias mais rígidas e o patrulhamento de fronteiras mais intenso. Ainda que possuam condições para dar suporte aos refugiados, nações geograficamente próximas dos locais de origem deles não o fazem. Propiciando, por conseguinte, a imigração ilegal.

Portanto, os Estados com infraestrutura suficiente devem corroborar com a ONU — responsável por defender a paz entre as nações e o respeito aos direitos humanos —, para fornecer aos refugiados condições de recomeçarem as vidas segura e legalmente, através de programas sociais de acolhimento e inclusão bem projetados, executados e fiscalizados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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