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Por anasilva1
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#74575
A Constituição Federal Brasileira, documento instituído em 1988, dispõe em seu artigo 6°, o acesso à moradia como direito social básico. Entretanto, essa prerrogativa não se concretiza de forma oportuna, haja vista os altos índices de indivíduos em situação de rua. Nesse sentido, urge avaliar a exclusão social e a instabilidade no núcleo familiar como pilares da perpetuação dessa problemática.


Primeiramente, é válido ressaltar a existência da exclusão social como um empecilho para a erradicação dessa problemática. Sob essa ótica, a partir da sanção da Lei Áurea, em 1888, a população libertada continuou a vivenciar a privação de bens, serviços básicos e o afastamento de todas as instâncias sociais, incluindo a possibilidade de ascender entre suas camadas. Desse modo, implementou-se um processo de segregação que recebeu contornos expressivos no decorrer da história do Brasil, que ainda persevera na contemporaneidade, efetivando-se nas mais de 220 mil pessoas em situação de rua, como apontam dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.


Ademais, a existência de um núcleo familiar instável faz com que seus integrantes sejam diretamente afetados. De acordo com o filósofo germânico Friedrich Hegel, a família é um núcleo cuja função é administrar conflitos e preocupar-se com o bem-estar de cada um de seus membros. No entanto, tal concepção não ocorre de forma generalizada, uma vez que, indivíduos incluídos em um ambiente permeado por violência doméstica, abuso de entorpecentes ou ausência de vínculos familiares acolhedores podem utilizar as ruas como moradia, devido a tais perturbações. Desse modo, é necessário reformular esse cenário, fazendo-se indispensáveis medidas amplas de cunho biopsicossocial.


Infere-se, portanto, que a situação dos moradores de rua é um problema social que deve ser erradicado. O Ministério da Cidadania, detentor da Secretaria Nacional de Assistência Social, deve criar programas que reinsiram o indivíduo na sociedade, através de campanhas que garantam a moradia, alimentação, higiene e saúde, com postos de atendimento para avaliação física e psicológica, a fim de estabelecer a equidade no território brasileiro. Dessa forma, será possível materializar os projetos básicos garantidos na Constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por juliardrgs
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#74596
Eu amei a sua redação! Super objetiva, direta e, na minha opinião, completa! Arrasou! :D :D :D
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