Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
Por Gabsolive
#48626
De acordo com a filósofa Simone Beauvoir, o idoso deve ser bem valorizado e reverenciando pelos conhecimentos obtidos ao logo do tempo. No entanto, o Brasil é um país que o idoso está associado a uma perspectiva negativa, pois apesar de existir muitas conquistas sociais, essas não funcionam na prática, além disso, a questão do idoso está relacionado com a falta de inclusão e manutenção da qualidade de vida dos idosos.

A lei de 2003 do Estatuto do Idoso tem por objetivo assegurar os direitos dos cidadãos com ou mais de 60 anos, além disso, expõe as circunstâncias para os infratores. No entanto, o número de casos de maus tratos têm aumentado sucessivamente. De acordo, com um relatório de 2017 da OMS, cerca de um em cada seis idosos sofre algum tipo de violência, o que evidência que o país possui leis mas falta à ação eficaz do executivo e judiciário.

A questão do idoso é um problema social, no entanto, está relacionado com a questão familiar. Com o aumento da tecnologia, e consequentemente a falta de tempos muitos idosos sofrem com a falta de inclusão, de parceria com os próprios familiares. Por outro lado, existia muitos programas sociais que visam garatir e manter a qualidade de vida, como por exemplo a previdência social e dentre outros. No entanto, a terceira idade está crescendo cada vez mais e o país não possui base para sustentar a demanda, e principalmente a falta de infraestrutura torna esses idosos menos autônomos e mais dependentes de seus familiares que muitas das vezes não tem tempo pra ajudar.

Portanto, é necessário afirmar que o país possui um Estatuto do Idoso com leis relevantes. No entanto, é necessário maior participacao do Governo, para que haja mais fiscalização por meio do Pode Judiciário, para assim amenizar a violência contra os idosos e assegurar os direitos estabelecidos por leis. Por outro, é de extrema importância que o Estatuto do Idoso se alie ao Ministério da Família por meio de seminários para assegurar a inclusão dos idosos na sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#48629
Boa tarde! Vou iniciar a leitura do seu texto e fazer a correção :D
#48633
De acordo com a filósofa Simone Beauvoir, o idoso deve ser bem valorizado e reverenciando pelos conhecimentos obtidos ao logo do tempo. No entanto, o Brasil é um país que o idoso está associado a uma perspectiva negativa, pois, apesar de existir muitas conquistas sociais, essas não funcionam na prática,(. Além disso,) além disso, a questão do idoso está relacionado (relacionada) com a falta de inclusão e manutenção da qualidade de vida dos idosos.

(falta conectivo, ex: primeiramente, pode-se afirmar...)A lei de 2003 do Estatuto do Idoso tem por objetivo assegurar os direitos dos cidadãos com ou mais de 60 anos, além disso (eu trocaria o além disso por 'bem como'), expõe as circunstâncias para os infratores. No entanto, o número de casos de maus tratos têm aumentado sucessivamente. De acordo, com um relatório de 2017 da OMS, cerca de um em cada seis idosos sofre algum tipo de violência, o que evidência (evidencia)que o país possui leis mas falta à (a)ação eficaz do executivo e judiciário. Nesse parágrafo, falta você mostrar presença no texto, evidenciando sua opinião, com adjetivos e advérbios. Ex: "um em cada seis idosos, infelizmente, sofre algum..." ou "assegurar os inalienáveis direitos..."

Conectivo, novamente. Poderia utilizar um "Em acréscimo," A questão do idoso é um problema social, no entanto, está relacionado com a questão familiar. Com o aumento da tecnologia, e consequentemente a falta de tempos muitos idosos sofrem com a falta de inclusão, de parceria com os próprios familiares. Por outro lado, existia muitos programas sociais que visam garatir e manter a qualidade de vida, como por exemplo a previdência social e dentre outros. No entanto, a terceira idade está crescendo cada vez mais e o país não possui base para sustentar a demanda, e principalmente a falta de infraestrutura torna esses idosos menos autônomos e mais dependentes de seus familiares que muitas das vezes não tem tempo pra ajudar. Seu parágrafo, apesar de ter argumento, não está bem estruturado. Tente usar frases claras, sem dar muitas voltas, como: "O número de idosos cresce muito, e isso prejudica seu bem estar. Isso acontece por causa da falta de infraestrutura e é confirmado com dados do IBGE, que falam do baixo investimendo tal tal tal". Você vê: é uma afirmação, depois uma causa e por último a prova (com repertório).

Portanto, é necessário afirmar que o país possui um Estatuto do Idoso com leis relevantes. No entanto, é necessário maior participacao do Governo, para que haja mais fiscalização por meio do Pode Judiciário, para assim amenizar a violência contra os idosos e assegurar os direitos estabelecidos por leis. Por outro, é de extrema importância que o Estatuto do Idoso se alie ao Ministério da Família por meio de seminários para assegurar a inclusão dos idosos na sociedade. Falta o Meio/Modo da sua proposta e o Detalhamento não está muito evidente.

Começando pelo tamanho: sua redação tem cerca de 2000 caracteres. Para uma redação estar bem estruturada, eu recomendo de 2500 a 3000, ou seja, 25-30 linhas escritas com a letra miudinha kk. Você poderia ter escrito um pouco mais, e iria ajudar até a fortalecer sua marca de autoria.

Já sobre a estrutura: existem alguns problemas na construção de frases, o que tira ponto na C4. Também faltam conectivos.

Já sua conclusão, você evidenciou o Agente, a Ação e a Finalidade, mas, faltou o Meio, que é como fazer a Ação. E o Detalhamento poderia ficar mais explícito.

Houveram alguns erros de escrita, com vírgula e eco, mas, no geral, sua redação está satisfatória.

Espero ter explicado! Qualquer dúvida, pode perguntar ou me marcar se tiver outra redação ❤️
#48668
Gabsolive escreveu:@AhNaoAna, Muito obrigadaaa de verdade, fico muito feliz de ver pessoas ajudando assim. Estou estudando sozinha mas vou conseguir se Deus quiser❤❤❤❤
Por nada, imagina :D
Bons estudos e boa sorte no Enem ❤️

Desde a terceira revolução industria[…]

A saúde mental é um fator de risco n[…]

No cenário atual encontra-se muitas pessoas[…]

São Tomás de Aquino defendeu que tod[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM