Diante desse cenário deve-se ressaltar que as autoridades não agem de forma eficiente quanto a essa questão. Nessa perspectiva, Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", afirma que é obrigação do Estado proporcionar meios que auxiliem o processo no corpo social. Entretanto, as autoridades competentes não corroboram com o ideal do pensador, tendo em vista que muitos casos não são solucionados, devido a falta de interesse por parte dos mesmos. Logo, é inaceitável que a situação perdure na corporação brasileira, caso contrário trará mais consequências prejudiciais no combate dessa problemática.
Cabe destacar, ainda, que o silenciamento midiático também contribui negativamente para a persistência desse impasse. Segundo o filósofo Focault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante de tal exposto é notório que existe uma lacuna em torno dos debates sobre esse assunto, o que contribui com o aumento da falta de conhecimento por parte da situação sobre tal. Assim, é incoerente, que mesmo sendo uma nação pós-moderna o Brasil ainda enfrente problemas como esse.
É fundamental, portanto, produzir medidas operantes para a reversão desse preocupante entrave. Em suma, cabe ao Ministério Público promover um sistema de registros de desaparecimentos mais atual e mais seguro, além disso, a mídia deve realizar campanhas nas redes sociais, através de textos publicitários buscando os desaparecidos. Assim um futuro melhor poderá ser alcançado e esse impasse fará somente parte de uma realidade ficcional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.