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Por Anjo
#82419
A Constituição Federal, promulgada em 1988, garante a todo cidadão brasileiro o pleno direito à segurança. No entanto, esse panorama ideal, não se evidencia na prática, visto que, infelizmente, milhares de pessoas desaparecem todos os dias, o que representa um grave problema a ser combatido de maneira mais organizada pela sociedade. Nesse sentido, convém analisar os principais fatores associados a esse fenômeno e propor uma possível medida.
Sob esse viés, é claro a alta do alto número de pessoas desaparecidas. Tal problema aconteceu, frequentemente, durante o período da ditadura militar. De maneira semelhante à época dos governos dos militares, atualmente segundo o Ministério da Justiça cerca de 80 mil pessoas desaparecem por ano. Dessa forma, é inaceitável que um país como o Brasil, signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, permita que tal ação aconteça.
Além disso, uma importante consequência do sumiço desses indivíduos é o sofrimento causado às famílias. Essa questão é evidenciada no filme infantil “Procurando Nemo”, que narra os dramas vividos por Marlim, na busca por seu filho Nemo. Assim como o Marlin, milhares de pais vivenciam, lamentavelmente, todos os sofrimentos e angústias de familiares de desaparecidos. Logo mostra-se nocivo o fato do desaparecimento não só para os indivíduos que desaparecem, mas também para os seus familiares.
Portanto, o governo federal, por meio do Ministério da Justiça, deve empregar investimentos no setor da Segurança Pública, como, por exemplo, aumentar a capacitação das forças policiais investigativas e realizar campanhas educacionais com maneiras de evitar esse perigo. Espera-se com isso, que haja uma significativa diminuição nos casos de desaparecimentos e aumento nos casos em que tais pessoas retornam às suas casas. Somente assim, o dispositivo constitucional será posto em prática, e o cidadão terá o seu direito à segurança
plenamente garantido.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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