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#47693
A obra “Utopia” de Thomas More retrata uma sociedade perfeita, caracterizada pela ausência de problemas e conflitos. No entanto, no Brasil, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a questão do transplante de órgãos ainda enfrenta grandes barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Consequentemente, esse cenário antagônico é fruto tanto da desinformação das famílias sobre o assunto, quanto das limitações estruturais do sistema.

Precipuamente, é válido pontuar que o baixo conhecimento sobre a doação deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, perde-se a chance de salvar vidas, prolongando a espera de quem já não tem muito tempo. Desse modo, é necessário um mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

Ademais, é imperativo ressaltar que muitos centros de saúde, onde o doador está, não possuem uma UTI devidamente equipada, com cirurgiões de prontidão preparados para que a coleta dos órgãos possa ser feita imediatamente. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a falta de infraestrutura contribui para a perpetuação desse quadro deletério.

Assim, medidas são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Necessita-se que, urgentemente, o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio de parceria com os hospitais, realize campanhas para informar e conscientizar a sociedade sobre a importância da doação. Além disso, é fundamental que o Governo Federal invista e estimule o treinamento de equipes para atuarem em todo o processo de doação, e garanta hospitais com infraestrutura adequada para a realização do procedimento nos principais centros urbanos de cada estado. Desse modo, em médio e longo prazo a coletividade alcançará a Utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#47705
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Arrematação de tese na conclusão
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Termos coesivos
Comentários

A obra “Utopia” de Thomas More retrata uma sociedade perfeita, caracterizada pela ausência de problemas e conflitos. No entanto, no Brasil, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a questão do transplante de órgãos ainda enfrenta grandes barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Consequentemente, esse cenário antagônico é fruto tanto da desinformação das famílias sobre o assunto, quanto das limitações estruturais do sistema.
( Boa! Contextualiza, apresenta o tema e a tese!!)

Precipuamente, é válido pontuar que o baixo conhecimento sobre a doação deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, perde-se a chance de salvar vidas, prolongando a espera de quem já não tem muito tempo. Desse modo, é necessário um mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.( Nesse desenvolvimento sua argumentação está rasa e superficial. Lembre-se que ela deve ser maior que o repertório. Estruture melhor suas ideias. Sua arrematação de tese não esta ok. Nela diz que o problema precisa de solução, algo a ser dito na conclusão, logo, desnecessário trazer isso para o desenvolvimento!)

Ademais, é imperativo ressaltar que muitos centros de saúde, onde o doador está, não possuem uma UTI devidamente equipada, com cirurgiões de prontidão preparados para que a coleta dos órgãos possa ser feita imediatamente. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a falta de infraestrutura contribui para a perpetuação desse quadro deletério.( Nesse desenvolvimento não vejo sua argumentação. É necessário haver uma abordagem do tema no parágrafo. Seu tópico frasal está muito extenso. Ele deve ser o mais breve possível. Sua arrematação está ok!)

Assim, medidas são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Necessita-se que, urgentemente, o Tribunal de Contas da União( Agente) direcione capital que, por intermédio de parceria com os hospitais,( Meio) realize campanhas para informar e conscientizar a sociedade sobre a importância da doação( Ação). Além disso, é fundamental que o Governo Federal ( Agente)invista e estimule o treinamento de equipes para atuarem em todo o processo de doação, ( Ação)e garanta hospitais com infraestrutura adequada para a realização do procedimento nos principais centros urbanos de cada estado.( Detalhamento) Desse modo, em médio e longo prazo a coletividade alcançará a Utopia de More.( Finalidade)( As duas propostas estão incompleta. Considero a mais completa. Porém a segunda falat o meio da proposta!)

Sua redação precisa de melhroa. Estude argumentação, arrematação de tese, tópico frasal e proposta de intervenção.
No mais é só!

Geralcinoj , obrigadaaa pelas instruç&oti[…]

joanavitoria Geralcinoj jherodrigues Bre[…]

A revolta da vacina, 1904, foi um manifesto de est[…]

A Leitura, está se tornando um aspecto fund[…]

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