• Avatar do usuário
#81917
A canção de Luiz Gonzaga nomeada "Assum Preto" descreve a triste história de um pássaro que tem seus olhos furados para poder cantar "melhor". Tal ignorância humana se perpetua na realidade do Brasil, atual, onde persiste o tráfico de animais. Nesse sentido, observa-se que atos cruéis contra os animais ocorre devido o interesse monetário e a insuficiência legislativas.
Primeiramente, nota-se a ganância financeira sobre o impasse. A esse respeito, o sociólogo Zygmunt Bauman afirma que o capitalismo é um sistema parasitário, ou seja, existe uma exploração, no Brasil, onde milhares de espécies silvestres são ceifadas pelo mercado criminosos. Logo, é visível a gravidade desse problema, visto que, é inadmissível que animais sejam roubados da natureza, torturados e extintos pela ganância humana.
Em segundo plano, observa-se a ineficácia Legislativa sobre a temática. Entretanto, a Constituição Federal, promulgada é 1988, assegura a proteção dos animais, o que infelizmente não se cumpri plenamente. Nessa perspectiva, se nota o evento de crimes contra os animais silvestres de forma desenfreada, o tráfico também ocorre através da caça. Isso é inaceitável, pois, o país ocupa uma grande e importante biodiversidade que não pode ser destruída pela degradação da fauna, então, as leis devem ser cumpridas.
Portanto, para desconstruir o atual cenário, cabe ao poder judiciário aplicar as leis, já vigentes, de forma mais rígida por meio do (IBAMA) - Órgão Federal vinculado a Secretaria do Meio Ambiente - com o objetivo de desfazer o mercado legal de animais silvestres, através das leis. Para, então, a canção do rei do baião faça parte apenas da nossa cultura, não da realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM