• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por eduag
#65951
A Questão do Tabagismo no Brasil

Na música "xanny", a cantora norte-americana Billie Eilish canta sobre o desconforto que sentia quando amigos ao seu redor começavam a fumar exacerbadamente. Não distante de tal realidade, muitos brasileiros são afetados pelo tabagismo, que os leva a um vício detrimental à saúde, diminuindo suas expectativas de vida. Portanto, vê-se essencial para o bem-estar do povo brasileiro o debate sobre o fumo, além de medidas que diminuam seu consumo.
Nesse viés, é válido destacar o papel da educação no combate nacional ao uso do cigarro, visto que, de acordo com a OMS, cada vez mais menores de idade têm praticado o fumo (cerca de 100 mil jovens no Brasil). Enxergando tabaco como algo proibido, ou simplesmente muito influenciados, são impulsionados a consumi-los para aumentarem seus status dentro de seu grupo, então instigando outros da mesma faixa etária a fazerem o mesmo, criando um ciclo vicioso. Dessa forma, são suscetíveis ao desenvolvimento de inúmeras doenças acarretadas pelo consumo de cigarros, como câncer, bronquite, asma e outras desde o início de suas vidas.
Ademais, há de ser discutida a influência da mídia, como principal disseminadora de informação - além de ter grande influência sobre a população - no hábito do fumo. Por mais que nas próprias caixas de cigarro hajam fotos mórbidas retratando os efeitos que tal pode causar a quem o consome, ainda se nota um amplo consumo deste no ambiente brasileiro (segundo o Instituto Nacional do Câncer, 22 milhões de pessoas). Além disso, mesmo que exista a proibição de propagandas que incentivem o uso de tal droga, esta ainda é consumida em novelas, ou por influencers, retratando-a de forma positiva e inofensiva, implicitamente motivando o fumo. Deste modo, a mídia mostra-se imprudente na ajuda à prevenção de hábitos tabagistas.
Dessarte, é evidente a necessidade de medidas que mudem o hodierno cenário brasiliense. O governo, em parceria com o Ministério da Saúde e o da Educação, há de começar uma campanha, através de meios de comunicação e redes sociais, além de palestras em escolas, com o objetivo de conscientizar e educar a população sobre os extremos riscos do tabagismo. Além disso, é essencial que quaisquer quebras de regras contra o fumo sejam respondidas com severas punições, a fim de desencorajá-lo. Assim, a experiência da cantora estadunidense não será vivida pelos brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Reflexos da tela preta

jherodrigues , simplesmente adorei sua corre&cced[…]

Sabe-se que, a inclusão é um tema re[…]

O racismo no Brasil, é um empecilho desde o[…]

Ashiley , OI! Muitíssimo obrigada por ter […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM