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Por julia06
#36880
O filme "Sala do suicídio" conta a história de Dominick, um garoto que se suicida após sofrer bullying na escola. No entanto as motivações e causas da morte autoprovocada ainda são pouco discutidas e consequentemente o efeito disso é o aumento dos casos de suicídio no Brasil, principalmente entre os jovens. Dessa forma, é necessário que medidas suficientemente efetivas sejam tomadas.

Em primeiro plano é necessário ressaltar as causas do suicídio no Brasil, e os fatores de risco a qual estão expostas as pessoas, o que inclui perturbações mentais ou psicológicas como depressão e outras doenças relacionadas como a ansiedade por exemplo. Desse modo, a motivação do autocídio está ligada a causas que expõe a capacidade física e profissional, podendo direcionar o indivíduo a caminho da fatalidade devido ao pensamento de inutilidade e fracasso.

É evidente que a taxa do suicídio entre os jovens, segundo a organização mundial da saúde, esta em crescimento constante. É lícito afirmar que a sociedade esta cada vez menos solidária, a medida que o índice de suicídio aumenta, o assunto acaba se tornando um tabu, uma vez que é pouco discutido, e carece de mais atenção visto que é um problema da saúde pública e uma das principais causas de morte entre jovens e adolescentes.

Fica claro, portanto, que atenuar esse problema não será tarefa fácil, já que decretado caráter de urgência. Logo, é de suma importância uma visão mais ampla daqueles responsáveis pelo pais. Contudo, cabe ao governo, organização máxima de poder, juntamente com a família por meio da mídia, promover ajuda psicológica para as pessoas que tem alguma perturbação mental, afim de gerar ações que minimizem o quadro. Dessa forma a situação visualizada em "Sala do suicídio" não será vista no cenário atual.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#37741
Olá,@julia06, tudo bem? vou dá uma olhadinha na sua redação, vamos lá? ;)

Tema: A QUESTÃO DO SUICÍDIO NO BRASIL

Introdução:
O filme "Sala do suicídio" conta a história de Dominick, um garoto que se suicida após sofrer bullying na escola. No entanto [1] , [2] as motivações e causas [3] da morte autoprovocada ainda são pouco discutidas e consequentemente o efeito disso é o aumento dos casos de suicídio no Brasil, principalmente entre os jovens. Dessa forma, é necessário que medidas suficientementes [4] efetivas sejam tomadas.

Comentários:
[1] No entanto é um conectivo de oposição e eu não vejo nenhuma aqui. Você poderia adicionar "Fora da ficção..." Logo depois de "No entanto", daria mais sentido. Isso se,claro, você tivesse dito na explicação do filme que isso foi um assunto discutido nele. Perceba que você nem fala isso e logo depois vem dizendo que as motivações do suicídio são pouco discutidas... Ficou incoerente.
[2] faltou uma vírgula aqui né, sempre após um conectivo se coloca uma vírgula
[3] Redundância, oque motiva já é a causa de algo.
[4] Erro de concordância né
. Bom, você não deixa sua tese clara, isso compromete um projeto de texto bem elaborado. Perceba que você não deixa uma causa exposta, somente a consequência .

D1:
Em primeiro plano, é necessário ressaltar as causas [1] do suicídio no Brasil , e os fatores de risco a o qual estão expostas as às pessoas, o que inclui perturbações mentais ou psicológicas, como depressão e outras doenças relacionadas como a ansiedade por exemplo. Desse modo [2], a motivação do autocídio está ligada a causas que expõem a capacidade física e profissional(profissional?), podendo direcionar o indivíduo ao caminho da fatalidade devido ao pensamento de inutilidade e fracasso.

Comentários:
[1] Causas? Cuidado, você não pode e nem vai conseguir argurmentar sobre todas as causas do suicídio. Escolha só uma e fale sobre ela tá bom? ;)
[2] não vejo motivo para esse conectivo aqui..
. Argumento muito fraco e mal planejado, além de não ter um repertório, não argumenta sobre nenhuma das causas que você coloca? Percebe só o problema? Por que a depressão está sendo uma causa? A ansiedade? Não adianta só jogar uma informação ali se não for desenvolvê-la.

D2:
(Conectivo) [1] É evidente que a taxa do suicídio entre os jovens, segundo a organização mundial da saúde, esta está em crescimento constante. É lícito afirmar que a sociedade esta está cada vez menos solidária, a medida que o índice de suicídio aumenta, o assunto acaba se tornando um tabu, uma vez que é pouco discutido, e carece de mais atenção, visto que é um problema da saúde pública e uma das principais causas de morte entre jovens e adolescentes.

Comentários:
[1] Seria legal um conectivo aditivo aqui né, já que sua redação está ligada a causas e consequência, "Ademais" " Por conseguinte"..

. Você não trouxe nenhum dado que comprovasse esse aumento na taxa, então seu repertório ficou fraco né, em que ano e por meio de quê a OMS diz que o crescimento é constante?. Cuidado, visto que você já começa seu parágrafo dizendo que " é evidente ", não vejo nenhuma evidência :shock: Cuidado ao usar os termos. "É lícito afirmar"... Outro termo que não vemos comprovação.
Como essa consequência impacta na vida dos familiares do indivíduo que comete o suicídio? Que consequência esse aumento está dando? Vale pensar um pouco. Ok, o assunto se torna um tabu, mas faltou desenvolver mais essa ideia né, quando você fala "carece de mais atenção" atenção de quem? Uma atenção maior dos pais seria uma boa nessa questão? Poderia ter falado..

Conclusão:
Fica claro, portanto, que atenuar esse problema não será tarefa fácil, já que se torna decretado um caráter de urgência. Logo, é de suma importância uma visão mais ampla daqueles responsáveis pelo pais País [1] . Contudo [2], cabe ao governo (Agente), [3] - organização máxima de poder, - ( detalhamento) juntamente com a família (agente) , por meio da mídia (meio), promoverem ajuda psicológica para as pessoas que tem tenham alguma perturbação mental (ação), afim de gerar ações que minimizem o quadro(finalidade). Dessa forma a situação visualizada em "Sala do suicídio" não será vista [4] no cenário atual.

Comentários:
[1] Uma coisa que eu queria comentar, é que você diz "daqueles responsáveis pelo país" e logo anuncia como agentes o governo, ok, mas a família?....
[2] Conectivo sem nexo
[3] É interessante utilizar travessão, já que você vai caracterizar o agente.
[4] Será mesmo que não será vista? Então sua proposta vai abolir todos os casos de suícido? Cuidado com a generalização.
. Outra coisa que eu queria comentar, é que você diz "daqueles responsáveis pelo país" e logo anuncia como agentes o governo, ok, mas a família?....

. Sua proposta de intervenção apresenta todos os elementos. No entanto, fiquei um pouco confuso enquanto essa ajuda por meio da mídia, só simplesmente pela mídia? Dá uma ideia mais de palestra... Não terá uma plataforma ou um app para auxiliar? Poderia ter organizado mais. Ademais, "gerar ações que minimizem o quadro"? Que ações são essas? Acredito que só: "gerar uma diminuição nos casos de suicídio" ficaria melhor.

Comentários finais:
Sua redação se perdeu bastante, poderia ter um melhor aproveitamento se você tivesse organizado melhor suas ideias.
. Cuidado com a coesão dos conectivos nos seus parágrafos
.Tome cuidado em utilizar repertórios nos dois parágrafos dos seus desenvolvimentos e se comprometer em os tornar produtivos.
. Reveja a estrutura da redação nota mil, principalmente na microestrutura dos parágrafos de desenvolvimentos. Tendo em vista que nela tem, respectivamente, um tópico frasal; Repertório e a mais importante, argumentação validando tanto o tópico como o repertório e afirmando ainda sua tese :lol: . Percebe que se mostra necessário todo um projeto?. Ademais, leia muito redações notas mil.
Estude: colocação de vírgula, crase e concordância verbal e nominal.
No todo, é isso. Não desanime, faça dessas críticas tijolos para melhorar cada vez mais.
Qualquer dúvida em relação a minha correção é só me falar, ok? 😁

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