Em primeiro plano é necessário ressaltar as causas do suicídio no Brasil, e os fatores de risco a qual estão expostas as pessoas, o que inclui perturbações mentais ou psicológicas como depressão e outras doenças relacionadas como a ansiedade por exemplo. Desse modo, a motivação do autocídio está ligada a causas que expõe a capacidade física e profissional, podendo direcionar o indivíduo a caminho da fatalidade devido ao pensamento de inutilidade e fracasso.
É evidente que a taxa do suicídio entre os jovens, segundo a organização mundial da saúde, esta em crescimento constante. É lícito afirmar que a sociedade esta cada vez menos solidária, a medida que o índice de suicídio aumenta, o assunto acaba se tornando um tabu, uma vez que é pouco discutido, e carece de mais atenção visto que é um problema da saúde pública e uma das principais causas de morte entre jovens e adolescentes.
Fica claro, portanto, que atenuar esse problema não será tarefa fácil, já que decretado caráter de urgência. Logo, é de suma importância uma visão mais ampla daqueles responsáveis pelo pais. Contudo, cabe ao governo, organização máxima de poder, juntamente com a família por meio da mídia, promover ajuda psicológica para as pessoas que tem alguma perturbação mental, afim de gerar ações que minimizem o quadro. Dessa forma a situação visualizada em "Sala do suicídio" não será vista no cenário atual.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.