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Por Hods
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Na novela sociolinguística A língua de Eulália do autor Marcos Bagno, a personagem Irene, ao receber três universitárias em férias, percebe uma importante falha em sua formação: todas julgam que o único saber linguístico aceitável é aquele chamado de língua padrão, o que é percebido pelos comentários que tecem a respeito do falar da empregada Eulália. Analogamente, fora da ficção, infelizmente é evidente o preconceito linguístico no Brasil, pois apesar da existência de diferentes traços linguísticos em todo o território brasileiro, ainda persistem situações discriminatórias frente aos outros falares, associados a difusão de esteriótipos pejorativos que corroboram com tal problemática. Desse modo, é imprescindível o debate acerca desses aspectos.

Primeiramente, deve-se ressaltar que o Brasil é mundialmente conhecido como um país miscigenado e de vasta cultura, essa pluralidade cultural remonta do século XVI, quando Portugal movido por interesses colonialistas e de propagação do catolicismo, chegou as terras que viriam a ser o atual Brasil, Em consonância a isso, a chegada dos africanos, por meio do infeliz tráfico negreiro, possibilitou ainda mais, ao multilinguismo fundamental na formação do identitário linguístico brasileiro. Contudo, por uma visão purista da língua, alguns falantes não reconhecem o caráter dinâmico da língua, que evolui temporalmente, o que causa resistência de parte da população em aceitar as diferenças lexicais, esse preconceito acaba por constranger e excluir regionalmente populações inteiras, que falam de modo diferente da norma considerada padrão e "correta", o que priva os indivíduos da expressão pessoal. Diante do exposto é necessária a reformulação dessa postura.

Outrossim, é fundamental apontar a difusão de esteriótipos pejorativos relacionados aos falantes de português não convencional como impulsionador do preconceito linguístico. Percebe-se a existência de tais esteriótipos presentes nas grandes emissoras de TV, que acabam por reforçar preconceitos, ao atribuir dialetos e sotaques adotados por regiões como o nordeste, apenas em representações de personagens secundários ou que não tiveram nível de ensino suficiente, questões assim são uma arma de segregação, pois facilita a assimilação populacional de que indivíduos na condição de tais personagens, são inferiores pela forma que se expressão. Contribuindo assim para a perpetuação dessa mazela.

Faz-se "mister", portanto coibir as tendências discriminatórias relativas às diferenças linguísticas. Cabe às instituições de ensino, enquanto formadoras cidadãs, promover e expandir tais discussões. Para tanto, devem ser realizados, no currículo da disciplina de Língua Portuguêsa, planejamentos voltados para o estudo mais aprofundado da variabilidade linguística. Outrossim, na seara social, cabe a Antropologia colaborar com explicações e debates acerca da notável formação cultural brasileira e a importância de seus variantes dialetos para a nossa identidade. No que lhe concerne as mídias televisivas devem representar personagens realistas e que apresentem suas particularidades de fala não somente de forma pejorativa, de modo a promover o respeito aos diferentes falares presentes no país. Somente assim poderíamos criar um ambiente de acolhimento para as várias "Eulálias" existentes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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