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Por Jamily13
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Ulisses Guimarães -ex deputado federal e participante da Assembleia Constituinte- ao promulgar a Constituição Federal de 1988 fez um discurso marcante com a promessa de tornar a Carta Magna a voz da sociedade rumo à mudança. Entretanto, no que se diz respeito a questão do lixo no meio ambiente vê-se que os cidadãos ainda enfrentam barreiras. Nesse sentido, é lícito destacar as principais causas do problema a educação deficiência e o consumo exagerado de material plástico.
É relevante ressaltar que a escola tem um papel fundamental para a conscientização de crianças e adolescentes sobre os impactos dos resíduos sólidos. A esse respeito em 2015, uma Universidade dos Estados Unidos divulgou que cerca de 80% dos plásticos nos oceanos vem de fontes terrestres, uma vez que, durante o desenvolvimento educacional for ineficiente, os estudantes não saberão sobre a importância do descarte correto do lixo para que esse não seja motivo de preocupação para a vida de animais marinhos. Nesse âmbito, percebe-se que essa inaceitável questão de vulnerabilidade das espécies configura-se não só um irrespeito colossal, mas também uma desvalorização comunal.
Ademais, cabe ressaltar que o consumismo exagerado de material plástico é alarmante devido aos impactos futuros que o mesmo poderá trazer. Segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas, estima-se que em 2050, quando a população atingir os quase 10 bilhões de indivíduos, espera-se que a produção de plástico triplique. Desse modo, é fundamental que a coletividade esteja em alerta quanto a importância da reciclagem e manejo correto do lixo.
Depreende-se dessa forma, a urgência de ações interventivas com o fito de amenizar a questão. Para isso, a escola, por meio de palestras com pais e alunos, deve alertar sobre a importância da reciclagem e manejo correto do lixo. Nesse sentido, o intuito de tal ação é conscientiza-los sobre os perigos que tanto a vida de animais quanto dos seres humanos sejam preservadas e, consequentemente, construir um futuro mais sustentável. Feito isso, a Carta Magna levará a sociedade rumo à mudança.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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