Por JNakamura
Quantidade de postagens
#63151
O filme Wall-e se passa em uma sociedade futurística e tem como protagonista um robô cujo objetivo é limpar o lixo espalhado pelos seres humanos no planeta Terra enquanto estes viajam pelo espaço. Fora das telas, a realidade do país não difere da aludida, uma vez que, no Brasil, a questão do lixo ainda é um problema que precisa ser resolvido. Dessa forma, faz-se necessário que medidas sejam tomadas devido não só a poluição do meio ambiente, mas também a proliferação de doenças associadas ao mau armazenamento do lixo.
Deve-se destacar, de início, a poluição do meio ambiente como um dos complicadores do problema nesse sentido, segundo Rousseau, cabe ao Estado proporcionar ações que garantam o bem-estar da população. No entanto, nota-se, no Brasil, que a questão do lixo rompe com as defesas do filósofo, uma vez que se constitui como uma ameaça para o meio ambiente, prejudicando as vidas de todos os seres que dele dependem, pois, através da poluição de seu "habitat", facilita-se a ingestão do lixo. Dessa forma, é inaceitável que isso continue ocorrendo, violando o que é exigido constitucionalmente.
Denuncia-se também o agravamento do problema por parte da proliferação de doenças associadas ao mau armazenamento do lixo. Consoante Bauan, sociólogo polonês, algumas instituições perderam a sua função social, embora ainda mantenham a sua essência. Nessa lógica, as escolas são cruciais não só para preparar o indivíduo para o mercado de trabalho, mas também para construir a sua consciência ambiental, alertando sobre a relação entre o descarte incorreto de dejetos e o aumento de casos de doenças como a dengue, por exemplo. Desse modo, ao passo que a instituição não cumpre com a sua obrigação, a questão do lixo se mantêm em vigor, fazendo jus ao pensamento de Bauman.
Assim sendo, é evidente que a questão do lixo configura-se como um problema que precisa ser resolvido. Portanto, de modo a estimular a preservação do ambiente, a escola deve agregar aulas de educação ambiental em sua grade curricular. Além disso, as mídias devem promover campanhas sobre a importância do armazenamento correto do lixo, e divulgá-las nos meios de comunicação mais utilizados pelos brasileiros. Somente assim, será estabelecida uma sociedade sustentável no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Ashiley , OI! Muitíssimo obrigada por ter […]

No Brasil apesar da constituição de […]

Tema: O aumento do número de profissionais […]

Um dos alicerces iluministas da revoluç&ati[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM