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Por JNakamura
#60528
Lançado em 2008, o filme Wall-e se passa em uma sociedade futurística e tem como protagonista um robô cujo objetivo é limpar todo o lixo espalhado pelos seres humanos no planeta Terra enquanto estes viajam pelo espaço. Fora das telas, a realidade do país não difere da aludida, uma vez que, no Brasil, a questão do lixo ainda é um problema que precisa ser resolvido. Dessa forma, faz-se necessário que medidas sejam tomadas devido não só a contaminação de solos e rios, mas também a proliferação de doenças associadas ao mau armazenamento do lixo.
Deve-se destacar, de início, a contaminação de solos e rios como um dos complicadores do problema nesse sentido, segundo Rousseau, na obra "Contrato Social", cabe ao Estado proporcionar ações que garantam o bem-estar da população. No entanto, nota-se, no Brasil, que a questão do lixo rompe com as defesas do filósofo iluminista, uma vez que se constitui como uma ameaça para o meio ambiente, prejudicando as vidas de todos os seres que dele dependem. Dessa forma, é inaceitável que a poluição e contaminação continuem ocorrendo e violando o que é exigido constitucionalmente.
Denuncia-se também o agravamento do problema por parte da proliferação de doenças associadas ao mau armazenamento do lixo. Consoante Bauan, sociólogo polonês, algumas instituições perderam a sua função social, embora ainda mantenham a sua essência. Nessa lógica, as escolas são cruciais não só para preparar o indivíduo para o mercado de trabalho, mas também para formar sua consciência ambiental. Destarte, ao passo que a instituição não cumpre com a sua obrigação, os impasses voltados a questão do lixo se mantêm em vigor, fazendo jus ao pensamento de Bauman.
Assim sendo, é evidente que a questão do lixo configura-se como um problema que precisa ser resolvido. Portanto, de modo a estimular a preservação do ambiente para as futuras gerações, a escola deve agregar aulas de educação ambiental na grade curricular de seus alunos. Além disso, as mídias devem atuar através de campanhas sobre a importância do armazenamento correto do lixo, divulgadas nos meios de comunicação mais utilizados pelos brasileiros. Somente assim, será construída uma sociedade sustentável no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por camis23
#60540
@JNakamura, olá boa-noite, irei corrigir sua redação, tudo bem?!

Lançado em 2008, o filme Wall-e se passa em uma sociedade futurística e tem como protagonista um robô cujo objetivo é limpar todo o lixo espalhado pelos seres humanos no planeta Terra enquanto estes (faça uso do esses) viajam pelo espaço. Fora das telas, a realidade do país não difere da aludida, uma vez que, no Brasil, a questão do lixo ainda é um problema que precisa ser resolvido. Dessa forma, faz-se necessário que medidas sejam tomadas devido não só a contaminação de solos e rios, mas também a proliferação de doenças associadas ao mau armazenamento do lixo. (Boa introdução, iniciou bem e deixou clara a tese)

Deve-se destacar, de início, a contaminação de solos e rios como um dos complicadores do problema. Nesse sentido, segundo Rousseau, na obra "Contrato Social", cabe ao Estado proporcionar ações que garantam o bem-estar da população. No entanto, nota-se, no Brasil, que a questão do lixo rompe com as defesas do filósofo iluminista, uma vez que se constitui como uma ameaça para o meio ambiente, prejudicando as vidas de todos os seres que dele dependem. Dessa forma, é inaceitável que a poluição e contaminação continuem ocorrendo e violando o que é exigido constitucionalmente. (Boa discussão. Acredito que ficaria ainda melhor se você intensificasse mais)

Denuncia-se também o agravamento do problema por parte da proliferação de doenças associadas ao mau armazenamento do lixo. Consoante Bauman, sociólogo polonês, algumas instituições perderam a sua função social, embora ainda mantenham a sua essência. Nessa lógica, as escolas são cruciais não só para preparar o indivíduo para o mercado de trabalho, mas também para formar sua consciência ambiental. Destarte (esse conector era aceito até anos atrás, entretanto, hoje é considerando obsoleto pelos corretores), ao passo que a instituição não cumpre com a sua obrigação, os impasses voltados a questão do lixo se mantêm em vigor, fazendo jus ao pensamento de Bauman. (Mais uma vez queria ressaltar a importância do aprofundamento da discussão em torno do ponto levantado no parágrafo)

Assim sendo, é evidente que a questão do lixo configura-se como um problema que precisa ser resolvido. Portanto, de modo a estimular a preservação do ambiente para as futuras gerações, a escola deve agregar aulas de educação ambiental na grade curricular de seus alunos. Além disso, as mídias devem atuar através de campanhas sobre a importância do armazenamento correto do lixo, divulgadas nos meios de comunicação mais utilizados pelos brasileiros. Somente assim, será construída uma sociedade sustentável no país. (Intervenção fez uso de dois agentes - o que é o ideal - porém, fez isso de forma não detalhada. Além disso, na conclusão desse parágrafo é importante fazer um retorno ao que você utilizou como repertório na introdução)


COMENTÁRIO: Você mostrou domínio do assunto, foi bem coeso ao evidenciar os fatores que fomentam o problema do lixo no país, mas só faltou aprofundar mais na discussão em si.
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