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Por Nathaliaol
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#61786
Desde os anos 1970, as sacolas plásticas cumprem duas funções essenciais na rotina dos indivíduos, servem para carregar as compras de supermercado e embalar o lixo doméstico. Seu longo ciclo de vida, devido a demorarem mais de 100 anos para se degradarem, faz com que abarrotem aterros sanitários, onde corresponde a 10% do lixo. Portanto, é válido analisar os fatores que ainda sustentam tal problemática.

Nesse ínterim, é pertinente ressaltar que o uso desenfreado do plástico e a displicência estatal colaboram com esse cenário. Segundo o site Piauí folha, 1,52 milhões de toneladas de resíduos sólidos são descartados semanalmente no Brasil, peso que é proporcional ao de 6,6 cruzeiros. Desse modo, torna-se evidente que o aumento no consumo de produtos leva a uma quantidade de lixo exagerada, devido a constantes trocas de mercadorias.

Ademais, a insuficiente exposição desse impasse acarreta a desinformação da população acerca da importância de reduzir as bolsas plásticas. Contudo, Oscar Wilde escritor irlandês, afirma que a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação. Consequentemente, sacolas não foram feitas para estarem na natureza, por isso, é indubitável a tese de que sem a educação ações isoladas não surtiram efeito algum.

Em virtude dos fatos mencionados, urge que o Estado capacite, junto com o Ministério do meio ambiente ações que elabore políticas públicas voltadas para manutenção dos resíduos e redução do gás metano, por meio de parcerias com nações internacionais, a fim de se desenvolver recursos avançados para atenuar os impactos causados. Assim, poderá construir um país mais sustentável e desenvolvido.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por GabiNatali
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#61959
Oiiii, essa semana tá muito corrida pra mim. Não vou ter tempo pra corrigir direito .
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Por camis23
#62057
@Nathaliaol, olá, boa-noite! posso sim corrigir sua redação.

Desde os anos 1970, as sacolas plásticas cumprem duas funções essenciais na rotina dos indivíduos, servem para carregar as compras de supermercado e embalar o lixo doméstico.(Não é um repertório consistente para você iniciar sua produção. Não é errôneo, mas enfraquece sua introdução) Seu longo ciclo de vida, por demorarem mais de 100 anos para se degradarem, faz com que abarrotem aterros sanitários, onde correspondem(Atente-se à concordância) a 10% do lixo. Portanto, é válido analisar os fatores que ainda sustentam tal problemática.(Explicite os fatores, delimite a tese)

Nesse ínterim, é pertinente ressaltar que o uso desenfreado do plástico e a displicência estatal colaboram com esse cenário. Segundo o site Piauí folha, 1,52 milhões de toneladas de resíduos sólidos são descartados semanalmente no Brasil, peso que é proporcional ao de 6,6 cruzeiros. Desse modo, torna-se evidente que o aumento no consumo de produtos leva a uma quantidade de lixo exagerada, devido a constantes trocas de mercadorias.(Discussão extremamente superficial e expositiva. Você insere um dado relevante, mas ao discuti-lo faz apenas duas afirmações e conclui o parágrafo. Aprofunde sua argumentação, busque trazer questionamentos como "por que o volume de lixo é tão grande no Brasil e por que o país sofre para estabelecer medidas no tratamento desse lixo? qual a relação do consumismo com esse panorama? qual o papel da indústria midiática nessa problemática?")

Ademais, a insuficiente exposição desse impasse acarreta a desinformação da população acerca da importância de se reduzirem as bolsas plásticas. Contudo, Oscar Wilde, escritor irlandês, afirma que a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação. Consequentemente, sacolas não foram feitas para estarem na natureza, por isso, é indubitável a tese de que sem a educação ações isoladas não surtiram efeito algum.(Aqui você também traz um repertório relevante, mas faz uma discussão ínfima em cima dele. Aprofunde acerca do papel da educação ambiental na mudança de hábitos das pessoas, acerca da falta de informação das pessoas sobre processos como a reciclagem e a compostagem)

Em virtude dos fatos mencionados, urge que o Estado capacite, junto ao Ministério do Meio Ambiente, ações que elaborem(Atente-se à concordância) políticas públicas voltadas para a manutenção dos resíduos e a redução do gás metano, por meio de parcerias com nações internacionais(Detalhe melhor o meio, as formas como serão desenvolvidas essas ações), a fim de se desenvolver recursos avançados para atenuar os impactos causados. Assim, poderá se construir um país mais sustentável e desenvolvido.

COMENTÁRIO: Seu texto obedece à estrutura dissertativa-argumentativa. Primeiro, atente-se à explicitação da tese na introdução. Segundo, aprofunde sua argumentação, isso é fundamental e é o diferencial do seu texto. Terceiro, analise o detalhamento necessário na intervenção. No mais, sua redação está bem estruturada, parabéns. :)
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Por camis23
#62131
@Nathaliaol, por nada! Precisando pode contar comigo :D
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