Nesse ínterim, é pertinente ressaltar que o uso desenfreado do plástico e a displicência estatal colaboram com esse cenário. Segundo o site Piauí folha, 1,52 milhões de toneladas de resíduos sólidos são descartados semanalmente no Brasil, peso que é proporcional ao de 6,6 cruzeiros. Desse modo, torna-se evidente que o aumento no consumo de produtos leva a uma quantidade de lixo exagerada, devido a constantes trocas de mercadorias.
Ademais, a insuficiente exposição desse impasse acarreta a desinformação da população acerca da importância de reduzir as bolsas plásticas. Contudo, Oscar Wilde escritor irlandês, afirma que a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação. Consequentemente, sacolas não foram feitas para estarem na natureza, por isso, é indubitável a tese de que sem a educação ações isoladas não surtiram efeito algum.
Em virtude dos fatos mencionados, urge que o Estado capacite, junto com o Ministério do meio ambiente ações que elabore políticas públicas voltadas para manutenção dos resíduos e redução do gás metano, por meio de parcerias com nações internacionais, a fim de se desenvolver recursos avançados para atenuar os impactos causados. Assim, poderá construir um país mais sustentável e desenvolvido.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.