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Segundo Émile Durkheim, sociólogo francês, os fatos sociais podem ser normais ou patológicos. Seguindo essa linha de raciocínio, observa-se que um ambiente patológico, em crise, rompe toda a harmonia social, visto que um sistema corrompido não favorece o progresso coletivo. Certamente, a problemática em questão pode ser associada a um fato social patológico, já que o consumo de bens e serviços é um fenômeno que colabora com a produção de lixo. Nessa perspectiva, convêm analisar os principais fatores relacionados a esse mal social na sociedade brasileira.
Primeiramente, é válido destacar que o método educacional imposto às pessoas colabora com esse cenário. Segundo Immanuel Kant, filósofo alemão, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele ". Sob esse viés, é possível depreender que a "educação capitalista", promovida pela sociedade de consumo e que estimula o supérfluo, e consequentemente, maior geração de lixo, é a principal responsável pela ocorrência desse problema.
Também vale destacar a poluição ambiental, uma das consequências relacionas a esse impasse, que tem o plástico como maior poluente. Esse material que leva mais de 100 anos para se degradar, quando carregado para rios e mares, polui o ecossistema, matando diversos animais. Diante disso, é importante que todos tenham consciência e sejam responsáveis por seus atos para amenizar os impactos causados.
Portanto, medidas devem ser implementadas para que os problemas citados sejam resolvidos. Cabe ao Governo elaborar um projeto que ensine à população a reutilizar objetos, evitando o descarte irregular, e, por meio das mídias promover campanhas de conscientização sobre o assunto, com o propósito de diminuir a produtividade de lixo, e assim, diminuir a poluição no meio ambiente. Dessa forma, tem-se o fim de um ambiente patológico, permitindo a harmonia social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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