Sob esse viés, destaca-se que a ausência de conscientização é o fator principal para manutenção desse revés. Conforme dados da ONU, 87 mil toneladas de equipamentos de proteção individual acabaram sendo descartos de maneira errada durante a pandemia da covid-19. Comumente a isso, os espaços educativos priorizam o conhecimento técnico, não preparando os indivíduos para preservação do meio ambiente. Logo, é contraditório essa postura Educacional, já que a escola é responsável pela conscientização social.
Ademais, é urgente frisar o descaso governamental e seu impacto no combate a poluição ambiental. Segundo o pensador, Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. No entanto, tal concepção não ocorre, visto que as autoridades não agem para criar ações que resolvam o impasse, como a implantação da coleta seletiva em todas as regiões do Brasil. Desse modo, é inaceitável que um país Estados-membro da ONU, não tenha coleta de resíduos seletivos.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, O MEC deve promover conscientizar ambiental, através de palestras direcionadas a país e alunos, que ensinem como descartar o lixo de forma correta, a fim de acabar com a poluição no Brasil. Além disso, o Governo federal precisa investir na construção de pontos de coleta seletiva, principalmente em locais de difícil acesso, com intuito de prevenir desastres ambientais. Com isso, o assistente do césio 137 não se repetirá na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.