Em primeiro plano, cabe ressaltar que a negligência governamental é uma das principais causas do acúmulo de lixo no Brasil. Sob esse viés, de acordo com o passifista indiano Mahatma Gandhi " A natureza pode suprir todas as necessidades homem, menos a ganância", essa citação se faz presente no corpo social brasileiro, visto que, o Estado, para diminuir gastos, não cria alternativas ecológicas utilizáveis para despejar e reutilizar o lixo de forma adequada. Assim, causa demasiados problemas ecológicos na natureza. Dessa forma, a incompetência do governo contribui para a problemática do acúmulo de lixo.
Ademais, a falta de informação e ignorância social fomenta o aumento da problemática. Nesse, sentido, o ativista pelos direitos humanos francês Victor Hugo cita, " É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não ouve". A frase é exemplo da ignorância da sociedade diante do acúmulo exacerbado de lixo, visto que, grande parcela dela, vive com falta de informação a respeito dos males que o despejo de detritos em grades quantidades causa. Por conseguinte, a ignorância contribui para a questão do lixo na natureza e prejudica o coletivo.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária para atenuar os efeitos do despejo inadequado de lixo. Para isso, faz imprescindível que o Estado - principal promotore de harmonia social - promova campanhas acerca do tema, por meio de palestras em espaços públicos e debates televisivos, a fim de formar cidadãos responsáveis. Feito isso, poder-se-á observar o Brasil livre dos impactos gerados pela questão do lixo no meio ambiente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.