É indubitável, de fato, que muitos avanços já foram conquistados no que tange ao destino final dos resíduos sólidos, tais como a coleta seletiva em algumas localidades e a proibição de lixões a céu aberto. Essas medidas pontuais, contudo, são incapazes de resolver a questão do lixo no Brasil, visto que a coleta seletiva, apesar de simples, ainda é incomum nos domicílios brasileiros. Além disso, são poucas as prefeituras que detêm profissionais e equipamentos próprios para a realização da reciclagem. Dessa forma, diversos polímeros com potencial para serem reutilizados vão parar em aterros sanitários, tornando-se inúteis e sendo acumulados.
Outrossim, a atitude antrópica de descartar lixos nas vias urbanas, além de dificultar o trabalho dos agentes de limpeza, também contribui, de forma significativa, para o surgimento de problemas ambientais, fisiológicos e econômicos decorrentes do acúmulo de resíduos sem o tratamento necessário. Tal situação gera consequências como: a fermentação do lixo e produção de biogás (contribuindo para o efeito estufa), liberação do chorume que pode contaminar os lençóis freáticos e propicia o aumento da população de roedores que podem propagar enfermidades como, por exemplo, a leptospirose. Dessa forma, a saúde e economia das populações ribeirinhas e carentes serão afetadas por estarem submetidos a condições insalubres.
Portanto, com o fito de garantir a correta destinação final do lixo no Brasil e aumento da coleta seletiva, cabe aos governos municipais adquirir maquinário especial e capacitar profissionais para o recolhimento adequado do lixo residencial. Ademais, urge que a Escola promova para os alunos - desde o Ensino Fundamental I - debates de conscientização e atividades lúdicas com a finalidade de conscientizar a futura geração acerca dos problemas oriundos do descarte incorreto de materiais. Dessa forma, espera-se com essas medidas que o lixo não venha mais a ser causador de problemas, mas impulsionador econômico daqueles que o recicla.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.