Em primeiro plano, é válido ressaltar que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS),por exemplo, ainda não é cumprida com efeito no Brasil. Segundo uma pesquisa feita pela Associação brasileira de empresas de limpeza pública e resíduos especiais (Abrelpe) em 2014, mostrou que o país Tupiniquim recicla apenas 3% do seu lixo. Ademais, a falta de coleta em grande parte dos municípios nacionais ainda é uma problemática muito recorrente. Dessa forma, o lixo ainda é uma questão que atrapalha o desenvolvimento da população Canarinho.
Além disso, outro ponto a ser destacado é a forma como a mídia pode influenciar, sendo negativamente ou positivamente, visto que, o consumismo exagerado surgiu por conta do desenvolvimento de propagandas que incentivam as pessoas a comprarem e, consequentemente, não às influenciam a descartar esses produtos da maneira correta. De acordo com dados do Panorama dos Resíduos Sólidos, o Brasil produz em média 387 kg de sedimentos por habitante ao ano. Logo, fica evidente o porquê do Brasil ser o quarto maior produtor de excrementos do mundo.
Portanto, é necessário uma intervenção governamental eficiente o quanto antes, usando a mídia para influenciar as pessoas de forma positiva, por meio de propagandas, programas e palestras de conscientização. É válido ainda, a criação de leis que assegure esses deveres. Dessa maneira, os indivíduos que não cumprirem com o seu dever, terão que sofrer as consequências cabíveis determinada pela lei. Assim, a realidade do país e do mundo irá começar a melhorar, uma vez que o planeta terra estará cada vez mais distante da vivência abordada na animação "Wall-E".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada