Em primeiro lugar, é válido reconhecer que essa problemática tem se intensificado. A grande polução por lixos é uma consequência direta da rápida globalização, que possibilita um acúmulo de lixo sem destino correto para ser descartado. Ao presenciar a alta produção de despejo, as pessoas tendem a habituar-se a ele. De acordo com a escritora Simone Beauvoir, o conhecimento popular, adquirido pela observação e repetição de questões, formam estereótipos. Paralelamente, percebe-se que o individuo, inserido nesse panorama, é condicionado a padronizar o acúmulo como um fato cotidiano e normal, e segue, assim, uma sociedade míope sobre a situação.
Por conseguinte, nota-se um aumento dos lixos no meio marinho. Conforme a "Atitude Blasé" - termo proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel- passamos a ter essa atitude quando o sujeito passa a agir com indiferença em meio ás situações que ele deveria dar atenção. Sob esse prisma, entende-se que ao analisar a permanência das impurezas em local improprio, o ser humano inclina a adotar essa "Atitude", tornando-se passivo e inerte com o imbróglio.
Depreende-se, portanto, a urgência de novas medidas para reverter o impasse no Brasil. Para isso, o governo deve criar campanhas que visem incentivar a reciclagem, A campanha deve ocorrer por meio de propagandas televisivas, com a participação de membros da coleta seletiva, a fim de garantir um melhor destino para o lixo. Somente assim, será possível obter um local como na "Utopia" de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.