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Por Kalinda
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O filme "Wall-E" narra o cotidiano de um robô que vive na terra após a humanidade entulhar o planeta de lixo e passar a viver em naves lançadas no espaço. A história simboliza a preocupante questão do lixo eletrônico e os impactos socioambientais. Embora se trate de ficção, a obra se relaciona, de forma análoga, à realidade atual, em que o descarte indevido de lixo tem impactado fortemente diversos biomas. Isso se dá, em parte, devido ao impacto ao meio ambiente e à influência midiática.
   Em primeira análise, vale ressaltar que de acordo com dados divulgados pela revista Galileu, apenas 20% do e-lixo é reciclado. Nesse sentido, maior parte dos resíduos são descartados de maneira inadequada, e consequentemente, devido à presença de metais pesados e componentes químicos, contaminam solos e rios, além de reduzirem o tempo de vida dos aterros sanitários.
   Além disso, o filósofo Karl Marx dizia que "O ser humano que se apropria da natureza, mantém relações entre si, e cria constantemente, novas necessidades de consumo". Nesse sentido, a sociedade não rompe com a ideia do filósofo, visto que, os núcleos midiáticos apresentam à sociedade a ideia de que os aspectos tecnológicos devem ser rapidamente substituídos quando novas versões de aparelhos são divulgados. Entretanto, esse cenário fortalece os desafios para controlar o e-lixo, visto que ao comprar uma nova mercadoria, o produto antigo é descartado inadequadamente.
  Fica evidente, portanto, que são indispensáveis medidas que visem tal empecilho. Logo, cabe ao Ministério do Meio Ambiente promover o cumprimento de leis já existentes(como a de Logística Reversa), através da fiscalização, de modo a garantir que empresas descartem seus resíduos de maneira segura. Além disso, é dever midiático alertar a população sobre métodos eficazes de descartes eletrônicos. Somente assim, o filme "Wall-E" não se tornará uma realidade no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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