Por JNakamura
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#80432
Produzido pela Disney, o filme Pocahontas conta a história de uma indígena que tem sua aldeia invadida por homens brancos. Fora das telas, a realidade brasileira não difere da aludida, uma vez que, no Brasil, a questão do índio configura-se como um problema que precisa ser resolvido. Dessa forma, faz-se necessário que medidas sejam tomadas devido não só a visão desumanizada que a sociedade tem sobre os indígenas, mas também a miséria que a população tupiniquim enfrenta.
Desde cedo, os indígenas são apresentados a população como seres místicos e folclóricos, quase irreais. Essa visão acarreta consequências negativas, uma vez que as pessoas deixam de enxergar o índio como o ser humano que é e passam a pensar que ele não tem direito a coisas básicas em consequência disso, tem-se o agravamento de questões como as queimadas em aldeias e o avanço do agronegócio nessas regiões, o que faz com que muitos indígenas percam suas terras. Logo, enquanto a visão estereotipada desses povos se mantiver corrente, a invasão de seus territórios continuará a afligir o Brasil.
Denuncia-se, outrossim, o agravamento do impasse por parte da situação de miséria enfrentada pelo povo tupiniquim. Muitos indígenas vivem sem saneamento básico, o que, somado a dificuldade em acessar tratamentos médicos de qualidade, provoca a ocorrência de doenças. Assim, se não houver a invalidação da miséria, manter-se-á em vigor a saúde precária.
Assim sendo, é evidente que a questão do índio configura-se como um problema que precisa ser resolvido. Nesse sentido, visando atingir essa problemática, a mídia, haja vista seu potencial de alcance, deve atuar por meio de propagandas que orientem a sociedade sobre a importância histórica e cultural dos nativos. Ademais, o Ministério da Saúde — responsável pela promoção da saúde da população — deve instalar centros médicos nas aldeias para cuidar do povo indígena e evitar a proliferação de doenças. Somente assim, essa questão será minimizada no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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