Por JNakamura
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#71998
Produzido pela Disney, o filme Pocahontas conta a história de uma indígena que tem sua aldeia invadida por homens brancos. Fora das telas, a realidade brasileira não difere da aludida, uma vez que, no Brasil, a questão do índio configura-se como um problema que precisa ser resolvido. Dessa forma, faz-se necessário que medidas sejam tomadas devido não só a visão desumanizada que a sociedade tem sobre os indígenas, mas também a miséria que a população tupiniquim enfrenta.
Desde cedo, os indígenas são apresentados a população como seres místicos e folclóricos, quase irreais. Essa visão acarreta consequências negativas, uma vez que as pessoas deixam de enxergar o índio como o ser humano que é e passam a pensar que ele não tem direito a coisas básicas em consequência disso, tem-se o agravamento de questões como as queimadas em aldeias e o avanço do agronegócio nessas regiões, o que faz com que muitos indígenas percam suas terras. Logo, enquanto a visão estereotipada desses povos se mantiver corrente, a invasão de seus territórios continuará a afligir o Brasil.
Denuncia-se, outrossim, o agravamento do impasse por parte da situação de miséria enfrentada pelo povo tupiniquim. Muitos indígenas vivem sem saneamento básico, o que, somado a dificuldade em acessar tratamentos médicos de qualidade, provoca a ocorrência de doenças. Assim, se não houver a invalidação da miséria, manter-se-á em vigor a saúde precária.
Assim sendo, é evidente que a questão do índio configura-se como um problema que precisa ser resolvido. Nesse sentido, visando atingir essa problemática, a mídia, haja vista seu potencial de alcance, deve atuar por meio de propagandas que orientem a sociedade sobre a importância histórica e cultural dos nativos. Ademais, o Ministério da Saúde — responsável pela promoção da saúde da população — deve instalar centros médicos nas aldeias para cuidar do povo indígena e evitar a proliferação de doenças. Somente assim, essa questão será minimizada no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
4 Respostas 
391 Exibições
por Anne24
A questão do Índio no Brasil contemporâneo
por Carmo    - In: Outros temas
2 Respostas 
175 Exibições
por Larasaaaa
A questão do Índio no Brasil contemporâneo
por Carmo    - In: Outros temas
1 Respostas 
68 Exibições
por Carmo
0 Respostas 
139 Exibições
por Gioenvan
3 Respostas 
234 Exibições
por Jubileu
2 Respostas 
369 Exibições
por Iurymed
0 Respostas 
134 Exibições
por Vestibular21
6 Respostas 
297 Exibições
por JoaoPedro72
18 Respostas 
551 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
85 Exibições
por ludmylaa

Na obra "A política" de A[…]

O tema do texto ser trata de obesidade infantil no[…]

Invisibilidade civil

Em 1888 foi o ano em que a "lei Áu[…]

“ A maior desgraça de uma naç&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM