Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#65893
Ashiley escreveu: Obrigada pela correção!
Por nada! Espero que os meus comentários te ajudem de alguma forma. :D
Ashiley escreveu:Em relação ao termo "índio", já ouvi falar disso mesmo, de estar em desuso, porém como veio no tema decidi usar e, além disso, teria minha C4 prejudicada por usar "indígenas" muitas vezes. Não conheço muitos sinônimos dessa palavra! :lol:
Entendi perfeitamente o uso do termo, afinal, se o próprio tema o trouxe, não há porque ser incorreto, né? Em relação aos sinônimos, bom, também não me recordo de nenhum direto, porém, pode-se fazer relações à originalidade desses grupos, a depender do contexto, por meio de: oriundos e até mesmo nativos. Acredito que não seria discrepante. ;)

Boa redação, Ash! Sucesso! :mrgreen:

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#65894
@Ashiley, Siiim!!! Eu entendi!
Eu costumava sempre fazer 2 propostas, mas, de tanto falarem negativamente sobre isso, parei :?
Obrigada por me explicar! Estou pensando seriamente em voltar à elaborar duas propostas :lol:

Por nada, Ashley! Pode contar comigo.
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#65935
Muito boa redação, @Ashley! Você melhorou bastante em relação a julho do ano passado, quando eu me afastei do projeto. Parabéns! :)
Concordo com a correção da Vitória e com a do Rodrigo. Só descontei 40 pontos a mais na C1 por causa de alguns desvios que encontrei.
0
Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#65946
Felipe082 escreveu:Muito boa redação, @Ashley! Você melhorou bastante em relação a julho do ano passado, quando eu me afastei do projeto. Parabéns! :)
Concordo com a correção da Vitória e com a do Rodrigo. Só descontei 40 pontos a mais na C1 por causa de alguns desvios que encontrei.
Certo, obrigada. Pode dizer quais os desvios?
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#65976
Vou evitar repetir o que os outros corretores já disseram, ok?

Legenda:
correção
erro
melhorável
confuso
repetição

A Constituição Federal de 1988 reconhece aos indígenas sua organização social, seus costumes, suas línguas e seus direitos sobre as terras que ocupam. Contudo, tal reconhecimento não é visto na prática, já que esses povos enfrentam obstáculos para a concretização do que defende a Carta Magna brasileira. Nesse sentido, observa-se um impasse delicado causado não somente pela integração artificial do indío em índio a sociedades urbanas, artificialmente (1), mas também pelo preconceito que sofrem.
Em primeiro plano, a ocupação da urbe pelos nativos, de forma não natural, mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. Segundo o G1 Globo - portal de notícias -, em 2020, o desmatamento em terras indígenas aumentou cerca de 80% que o em relação ao ano anterior. Nessa linha de pensamento, é notório que, (2) com o desbravamento desses territórios, esses povos precisam migrar para outros locais - como as cidades - em busca de melhores condições de vida, sendo (3) que possuem direitos sobre seus lotes e deveriam ter tais circunstâncias neles próprios (4). Desse modo, é perceptível a ausência do direito na prática (5).
Além disso, outra causa para a configuração da problemática é o estigma sofrido a estigmatização sofrida (6) por essas pessoas. De acordo com a Teoria da Eugenia - utilizada como base do Nazismo -, o controle social é feito a partir da seleção de aspectos considerados melhores. Sob esse viés, a essa questão (7) pode ser percebida em relação aos indígenas, já que eles sofrem forte discriminação e são deixados à margem da sociedade por quem os veem (8) como irrelevantes. Dessa maneira, o preconceito permanece e desafia a questão (9).
Há de se buscar, portanto, soluções para os desafios indígenas. Para isso, o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a FUNAI - Fundação Nacional do Índio - (10), (11) deve, por meio de verbas governamentais, criar um sistema de altas multas àqueles que desbravarem tais lotes, a fim de diminuir o desmatamento e, consequentemente, ajudar com contribuir para a possibilidade de permanência dos nativos em seus locais nos territórios a que têm direito (12). Essa ação deve contar com a divulgação nas redes sociais para causar receio em possíveis indivíduos de má índole. Ademais, o Ministério da Educação deve promover palestras em escolas sobre a valorização do índio, buscando dar maior reconhecimento a eles. Assim, a Constituição de 1988 poderá, finalmente, deixar o âmbito teórico.

(1) No meu ponto de vista, esse advérbio gerou certa confusão. Sugeri uma mudança para aprimorar clareza. Seria interessante também deixar mais evidente o sentido do termo, conforme observou o Rodrigo.
(2) Isole o aposto "com o desbravamento desses territórios".
(3) Substitua esse gerúndio por um conectivo com valor de concessão, como "embora" ou "apesar de".
(4) Não entendi esse trecho.
(5) Você já disse exatamente isso na introdução. Cuidado com a progressão temática.
(6) O sufixo transmite a ideia de que é um processo.
(7) Eu escolheria uma palavra mais específica nesse caso.
(8) O verbo concorda com "quem", no singular.
(9) Essa expressão é um pouco imprecisa semanticamente. Uma questão pode trazer desafios, mas não ser desafiada.
(10) Se eu não me engano, o nome vem antes da sigla. Além disso, ainda que eu geralmente não goste de parênteses, acho que para siglas eles são melhores do que travessões. Mas isso é pessoal.
(11) Isole o aposto "em parceria com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI)".
(12) Eu compreendi o que você quis dizer, porém recomendei uma alteração para que não pareça que você está dizendo que os nativos devem, obrigatoriamente, permanecer nos territórios a que têm direito. Há indígenas que escolhem viver na cidade, e isso não os invalida sua identidade. O problema existe apenas quando a ida à área urbana não é espontânea.
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#65978
Por nada. Você escreve muito bem. A maioria das minhas intervenções no seu texto foram em caráter de sugestão. Pelo que contei, só há seis desvios de fato. Fique tranquila ;)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
215 Exibições
por Lauany25
2 Respostas 
75 Exibições
por anapaula980
0 Respostas 
146 Exibições
por Amanda1215
0 Respostas 
196 Exibições
por Sandra01
1 Respostas 
155 Exibições
por GeovanaAnt
1 Respostas 
1137 Exibições
por analuisa777
4 Respostas 
271 Exibições
por Petalarafa
3 Respostas 
842 Exibições
por OlrenBeat
5 Respostas 
273 Exibições
por Ellora
0 Respostas 
141 Exibições
por mafewmelo
Desigualdade social

A desigualdade social é um problema que afe[…]

Violência contra a mulher

No Brasil, a violência contra a mulher &eacu[…]

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Na série televisiva nacional "Segu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM