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Por Hods
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#65500
Na (1°) fase do Romantismo brasileiro a figura indígena foi retratada para construção de um herói no identitário nacional. No entanto, no Brasil contemporâneo os indígenas são marginalizados socialmente, visto que as populações nativas têm seus direitos metodicamente desrespeitados. Esse panorama antagônico, é fruto tanto da visão estereotipada por parte de uma parcela populacional, quanto do descaso Estatal. Destarte, é fundamental a análise dos fatores que corroboram com a problemática.

Principualmente, é fulcral apontar que desde o século XVI, com início da colonização, os indígenas foram submetidos a discriminações e preconceitos, por parte dos colonizadores. Em sua carta a Portugal, Pero Magalhães decorre "A língua de que usam, por toda costa, carece de três letras; convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei". Nesse sentido, o pensamento histórico de superioridade do homem branco em relação ao índio, corrobora com a difusão de estereótipos pejorativos relacionados a essa população. Tal fator ocorre pela visão etnocêntrica dos nativos como indivíduos "selvagens" e inferiores, tendo em vista que a sociedade apenas reconhece os indígenas superficialmente, contribuindo para a invisibilidade desse grupo. Em razão disso, o desconhecimento da vida nativa implica desrespeito as comunidades indígenas.

Outrossim, é imperativo salientar a baixa atuação governamental como promotor do problema. Isso ocorre devido, a pressão dos latifundiários, que visam a expansão do agronegócio, o que compromete as demarcações de terras de tribos indígenas. De acordo com o filósofo contratualista John Locke, essa lógica configura-se como uma violação do contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os indígenas desfrutem de direitos indispensáveis, como a manutenção a sua existência social e cultura. Por conseguinte, ocorre conflitos violentos entre proprietários de terras e índios, com efeito, do contínuo extermínio dos povos nativos. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto que a valorização do índio e imprescindível para alterar o cenário vigente. Logo, cabe ao Ministério da Educação em parceria a Antropologia, através de palestras e atividades lúdicas, promover o estudo sobre as culturas indígenas, desde a educação básica, com o fito de mitigar qualquer concepção de inferioridade dos nativos. Ademais, no que lhe concerne o poder publico, por intermédio dos três poderes, deve criar cadeiras participativas no Congresso para líderes indígenas no intuito de maior participação politica acerca das demarcações de terras e direitos desse povo. Desse modo, ir-se-ia de encontro a valorização de nossa construção histórica e social, como na (1°) fase do romantismo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Fillempty
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#67139
que redação lindaaa cara, mt boa mesmo
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Por Hods
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#67412
Obrigada 🥰 @Fillempty poderia me dizer no que posso melhorar.
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