Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#51788
Em Anne with na e, série canadense exibida pela Netflix, é retratado a história de uma índia chamada Ka’Kwet que tem sua cultura e moradia manchadas por meio da catequização e expansão territorial estadunidense. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada na série em comparação com o Brasil, expressa que as questões indígenas até os dias atuais não são valorizadas, por meio do etnocentrismo e o expansionismo agrícola ilegal. Destarte, é fundamental analisar essas problemáticas que resultam na perca de identidade e moradia para a população nativa.
Convém ressaltar, primeiramente, que o etnocentrismo europeu no período colonial é um fator que reverbera no Brasil atualmente. Tal situação se deve, principalmente, em decorrência da subjugação indígena em meio ao seu modo de vida e cultura, que considerados pelos europeus, se tratavam se atitudes defasadas e selvagens. No entanto, de acordo com Voltarie, filósofo francês iluminista, o preconceito cultural se trata de uma opinião sem conhecimento. Portanto, em meio ao contexto da colonização em comparação com o desenvolvimento do Brasil, nos diversos âmbitos do conhecimento, a figura do índio não deve ser vista como inferior a sociedade, e sim respeitada, para permitir que o mesmo seja capaz de exercer suas culturas e tradições.
Ademais, cabe citar ainda que a expansão agrícola ilegal em terras indígenas é outro fator de extrema importância para definir a questão do índio no brasil. De acordo com a política indigenista, estabelecida pela constituição de 1988, é assegurado a preservação de seus costumes e terras. Entretanto, as queimadas na Amazônia, em prol do aumento da fronteira agrícola ilícita, ressaltam que essa política não vem sendo estabelecida de forma efetiva, já que muitos índios perderam suas terras, portanto, faz-se necessário a aplicação dessas leis garantidas constitucionalmente.
Desprende-se, por fim, a necessidade de ações que valorize a questão do índio no Brasil. Dessa forma, faz-se mister que a FUNAI, Fundação nacional do índio, por meio de verbas governamentais, garanta visitais a todas as comunidades indígenas e invista na preservação de seus costumes e terras, asseguradas constitucionalmente, além de apresentar a toda a população a importância cultural e o engrandecimento que o as tradições indígenas apresentam durante todo o processo de formação do Brasil. Somente assim, será possível construir uma nova realidade, diferentemente da protagonizada pela índia Ka’Kwet em Anne with an e, no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Na novela "O Outro Lado do Paraíso&quo[…]

No documentário "Slenderman: pesadelo […]

Criei esta atividade para tentar tornar o estudo d[…]

A Declaração Universal dos Direitos […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM