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#51368
No livro "O Guarani" de José de Alencar é representada uma visão estereotipada dos povos indígenas, mesmo que ele tenha sido escrito no século XVIII, esse pensamento ainda persiste na atualidade. Com isso, é possível perceber uma dificuldade de inserção dos índios na sociedade brasileira. Logo, deve-se analisar os fatores que contribuem com tal problemática, além das raízes históricas que atuam contras as mudanças sociais dessa parcela da população.
Em primeiro plano, evidencia -se que a mentalidade brasileira ainda esta muito envolta com ideias e concepções que surgiram no período colonial, a imagem pejorativa do índio faz parte do cotidiano, principalmente com a representação produzida pela dramaturgia e cinematografia no Brasil. Assim, a integração dos indígenas como cidadãos na sociedade não ocorre plenamente, há uma falta de aceitação popular e uma "onda" de preconceito, de modo que existe uma exclusão devido ao estereótipo de ignorância preconcebida a esses indivíduos.
Outro ponto relevante, nessa temática, é que a invasão de terras indígenas ocorre frequentemente. As bancadas ruralistas que tendem a ampliar seus negócios, encontram a oportunidade em ambiente que mesmo ocupados e resguardados por lei, segundo a constituição de 1988, não são monitorados e nem respeitados pelo estado. Semelhante ao pensamento do sociólogo Karl Marx, o crescimento do capitalismo prioriza lucros ao invés de valores morais, consequentemente a população nativa continua a perder sua cultura e até a vida.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Para isso, é necessário que o poder público, por intermédio dos três poderes, estabeleça cadeiras para líderes indígenas, com o intuito de maior participação política desse grupo acerca de demarcação de terras e proteção da cultura. Além disso, é necessário que a mídia junto com o Estado, façam um trabalho de desmistificação da imagem do índio. Assim, a sociedade pode modificar seus pensamentos e conclusões a respeito do estereótipo negativo dos nativos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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