Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#50025
Desde muito antes da colonização do nosso país, os índios construíram sua sociedade e vivem por aqui. Parte importantíssima da nossa história, de nossa riquíssima cultura e ao mesmo tempo tão desvalorizado e marginalizado pelo nosso povo.

Em desrespeito aos povos que muito representam nossa história, pouco se sabe sobre eles e a ignorância quanto aos indígenas aumenta cada vez mais. Eles usam celulares? Possuem internet nas aldeias? Frequentam a cidade ou vivem a margem da nossa vida, da nossa sociedade? Considerando isso, percebemos que nós os empurramos para fora e impedimos que eles participem do nosso dia comum.

Seguindo essa linha de raciocínio, voltamos nossa atenção para um outro fato importante: segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), houve um aumento de 134,9% de 2018 para 2019 no número de invasões de terras indígenas, que são delimitadas e garantidas para esses povos por lei. Nessa pesquisa, os dados apontam que em pelo menos metade dessas invasões houve danos ao meio ambiente.

Considerando os pontos mencionados, pode-se notar que os índios são deixados a margem da nossa vida e que até mesmo tais povos sejam alvos da zoomorficação em nosso país; observa-se uma clara violação dos Direitos Humanos. Com base nisso, órgãos tanto privados quanto públicos devem promover eventos socioculturais e com o objetivo de pôr fim a desigualdade da nossa raça para com a dos índios, com a finalidade de acabar com todos esses pré-conceitos que temos e poder ter uma visão mais humanizada dos nativos do Brasil. Assim poderemos ter uma vivência melhor uns com os outros e enfim apaziguar tamanha violência.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Desde a terceira revolução industria[…]

A saúde mental é um fator de risco n[…]

No cenário atual encontra-se muitas pessoas[…]

São Tomás de Aquino defendeu que tod[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM