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Por sousamariana
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Em sua obra indiana Iracema, o autor José de Alencar fala sobre o choque cultural entre os índios e as outras sociedades. Diante disso, entra-se em debate a questão do índio no Brasil contemporâneo, o qual é marcada por discriminação social, além do interesse alheio em suas terras.
Primeiramente, vale-se ressaltar a discriminação social como um dos principais causadores dessa problemática. Nesse sentido, a Constituição Federal foi promulgada em 1988, defendendo a igualdade de toda a população. No entanto, ao observar-se que inúmeros grupos indígenas são alvos de preconceito, por simplesmente manisfestarem sua cultura e viverem de maneira diferente do restante da população, algo o qual deveria ser valorizado pelo país, constata-se a falha na prática constitucional.
Ademais, cabe-se destacar também a dificuldade sofrida pelos indígenas em relação ao interesse de outras pessoas em suas terras. Logo, de acordo com o sociólogo polonês Zgmunt Bauman, a fragilidade em relações políticas, econômicas e sociais é uma característica da "modernidade líquida" vivida no século XXI. Assim, é inaceitável que as terras desses povos sejam demarcadas por outras sociedades, visto que eles vivem nesses locais por direito.
Por fim, é imprescindível a necessidade de se tomar medidas para solucionar o revés. Portanto, é preciso que a mídia crie um projeto que vise informar a população sobre a discriminação social contra os índios, por meio de propagandas televisivas e reportagens, com a participação de membros de tribos indígenas e profissionais no assunto, a fim de garantir que esse grupo de pessoas não sofra mais nenhuma discriminação e que o restante da população entenda a importância que os mesmos têm para o país. Com isso, o Brasil estará mais perto de se tornar uma sociedade mais justa e igualitária.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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