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#48723
Nós criamos raizes preconceituasas desde quando Pedro Alvares Cabral "descobriu" o brasil e os Portuguêses começaram a explorar ao máximo e depois colonizar os indios, que por terem suas crenças e costumes diferentes eram considerados pecadores, ou seja, inferiores. Com isso, os indios vêm lutando por seus direitos à muito tempo, e muitas tribos ainda não tem acesso ao básico e tem que lutar até mesmo para conseguir manter as suas terras e serem aceitos na sociedade.

Em 2020 tiveram muitas queimas na Amazonia, onde muitos animais foram mortos e aldeias destruidas, mesmo assim surgiram noticias de que os indios seriam a maior causa do fogo nas florestas para aumentar seus territórios. Mas segundo pesquisas do cientista Carlos Nobre os maiores culpados nisso tudo são os agricultores, que precisam ampliar suas terras de forma rápida para poder plantar. Porque então culpamos os índios por todo estrago? Isso vem desde quando foram colonizados e arrancado tudo que eles tinham, é mais fácil apontar o dedo para o índio que não "produz" para a sociedade do que para os agricultores.

Além de sofrerem com acusações falsas e violência gerada por preconceito, muitas aldeias ainda tem que lutar para manter suas terras e até para ter acesso ao saneamento básico, que nos dias de hoje é essencial para vivermos. Os índios tem seus costumes e temos que respeitar isso, entendendo que cada tribo tem seu modo de viver, mas isso não significa priva-los de um direito que é dado à todos os Brasileiros e obriga-los a viver em precariedade. Segundo a constituição de 1988, todos somos iguais perante a lei, então seguindo essa lógica deveríamos aumentar o acesso a coisas básicas para os índios e também facilitar a integração dos que querem viver nas cidades, sem excluir nemhum, pois Segundo a FUNAI a população indígena no Brasil é mais de 818mil, sendo que, 315mil vivem fora das terras indígenas.

Enfim, o governo deveria dar a atenção necessária para que os indios possam viver e temos que implantar rodas de conversas nas escolas sobre o assunto, para futuramente termos aduldos conscientes de que somos todos iguais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

#48726
Oii!
Não vou corrigir direitinho, não me sinto capacitada pra isso. Mas vou dar algumas dicas.
Na internet, você vai encontrar muitas apostilas sobre redação. Inclusive, o próprio INEP já lançou uma cartilha de redação e vários materias para orientar os vestibulandos. Sugiro que você dê uma olhadinha.
Tem uns canais no YouTube muito interessantes, como o Me Salva, com o quadro Corretor Sincerão, Débora Aladim, Lucas Felpi, enfim...vários! Olha as dicas deles, e pratique muuuuito.

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