Por Jullyeta26
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Com a chegada dos portugueses ao Brasil, os índios passaram por dificuldades, tais como serem desrespeitados, enganados e até mesmo escravizados. Ao passar os anos, isto mudou, porém ainda hoje este povo sofre as consequências da falta de respeito e da exploração.
Assim como todo morador do território brasileiro, os índios possuem seus direitos, como sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, além dos direitos sobre as terras que tradicionalmente ocupam, é o que prevê o caput 231 da Constituição. Entretanto, mesmo com todos estes direitos previstos na lei, o povo indígena ainda é atacado de diversas formas, e entre as mais comuns a intolerância religiosa. Muitas pessoas acabam por desrespeitar suas crenças e religião, julgando seu modo de viver e seus costumes como antiquados. Eles também sofrem com a invasão de seu território e posse inapropriada de suas terras e seus recursos. Assim sendo, os índios se vêem constantemente ameaçados, visto que nem sempre o governo conseguirá agir.
Com base no que foi dito acima, chega-se à conclusão de que o território indígena, bem comi seu povo, estão ameaçados e até mesmo desprotegidos. Como solução prática, a FUNAI poderia propor mudanças na lei, como aumentar a pena pata qualquer pessoa que violar os direitos deste povo. Também promover mais educação sobre o estilo de vida indígena, para que com o conhecimento promova-se mais respeito à este povo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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