Avatar do usuário
Por Pabllo
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69455
Desde a vinda dos portugueses à terra que hoje denomina-se Brasil a relação dos indígenas para com o estado percorreu um árduo caminho para estabelecer seu espaço social e jurídico na sociedade brasileira. No entanto, no Brasil contemporâneo, o povo originário confronta-se com o risco iminente da perda de sua identidade cultural, visto que, politicas publicas com a exploração discriminatória de terras transgredem o limite do território e os direitos garantidos pela Constituição aos aborígenes. Por isso, é necessário compilar acerca das circunstâncias para a permanência da problemática e meios para cerrar e evitar o seu avanço.

A frouxidão da política brasileira frente a questões ambientais, é um transtorno econômico e social. O cenário vem nos últimos anos crescendo com a exploração e devastação de mata preservada e nativa com a invasão na maioria das vezes de terras indígenas. O contato consequente entre explorador e indígena gera conflitos pelo direito da terra, em ocasiões além do meio jurídico, com combates físicos, com o agente conflitante sendo composto principalmente por garimpeiros e produtores agricultores que adentram florestas com o objetivo de lucro. Logo, é evidente que a fiscalização e as leis punitivas encontram-se inoperantes ou insuficientes no embate ao problema vigente.

Ademais, o senso discriminatório concatenado a indiferença do Governo Federal em relação ao povo nativo marginaliza e oprime o grupo. Recentemente, o debate de certas políticas publicas afrontam e coloca em risco a autonomia de indígenas em seu território, como, por exemplo, o Projeto de Lei 490/2007 em discussão na Câmara dos Deputados que altera a legislação de demarcação de terras indígenas, flexibiliza o contato de povos isolados e permite a exploração de terras por garimpeiros. A PL e dentre outros projetos governamentais, constituem-se em uma forma de legalizar o ganho econômico em troca da transgressão e violação do espaço cultural, autonomia e ritualística da população nativa.

Em vista dos argumentos expostos, demanda-se tomar decisões para converter o estigma social. Primeiramente, o Ministério do Meio Ambiente deve implementar um maior investimento monetário e tecnológico, como o objetivo de concretizar uma inovação na vigília das florestas brasileiras com a fiscalização pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos), órgão responsável pela fiscalização, autorização e licenciamento ambiental. Além disso, o Governo Federal, órgão máximo na administração nacional, deve flexibilizar e incentivar uma participação maior de indígenas para concorrer a cargos legislativos, com o propósito de obter uma ascensão política e visibilidade social do grupo excluído com a consequente conscientização de outros partidários sobre a importância da manutenção cultural dos povos nativos. Desta maneira, a adversidade será vencida e a sociedade verde-amarela fará progresso, jus a sua bandeira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por jheromagnoli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#73653
Desde a vinda dos portugueses à terra que hoje < prefira o: atualmente ou algo do tipo] denomina-se Brasil a relação dos indígenas para com o estado percorreu um árduo caminho para estabelecer seu espaço social e jurídico na sociedade brasileira. No entanto, no Brasil contemporâneo, o povo originário confronta-se com o risco iminente da perda de sua identidade cultural, visto que, politicas publicas < atenção na acentuação] com a exploração discriminatória de terras transgredem o limite do território e os direitos garantidos pela Constituição aos aborígenes. Por isso, é necessário compilar acerca das circunstâncias para a permanência da problemática e meios para cerrar e evitar o seu avanço.

[faltou conectivo] A frouxidão da política brasileira frente a questões ambientais, é um transtorno econômico e social. [faltou conectivo] O cenário vem nos últimos anos crescendo com a exploração e devastação de mata preservada e nativa com a invasão na maioria das vezes de terras indígenas. [faltou conectivo] O contato consequente entre explorador e indígena gera conflitos pelo direito da terra, em ocasiões além do meio jurídico, com combates físicos, com o agente conflitante sendo composto principalmente por garimpeiros e produtores agricultores que adentram florestas com o objetivo de lucro. Logo, é evidente que a fiscalização e as leis punitivas encontram-se inoperantes ou insuficientes no embate ao problema vigente.
* Procure comprovar seu argumento com repertório pertinente, citação ou dados, ter fonte

Ademais, o senso discriminatório concatenado a indiferença do Governo Federal em relação ao povo nativo marginaliza e oprime o grupo. Recentemente, o debate de certas políticas publicas afrontam e coloca em risco a autonomia de indígenas em seu território, como, por exemplo, o Projeto de Lei 490/2007 em discussão na Câmara dos Deputados que altera a legislação de demarcação de terras indígenas, flexibiliza o contato de povos isolados e permite a exploração de terras por garimpeiros. [faltou conectivo] A PL e dentre outros projetos governamentais, constituem-se em uma forma de legalizar o ganho econômico em troca da transgressão e violação do espaço cultural, autonomia e ritualística da população nativa.

[faltou conectivo] Em vista dos argumentos expostos, demanda-se tomar decisões para converter o estigma social. [evite > Primeiramente, o Ministério do Meio Ambiente deve implementar um maior investimento monetário e tecnológico, como o objetivo de concretizar uma inovação na vigília das florestas brasileiras com a fiscalização pelo < especificar melhor com um sinônimo de: por meio do] IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos), órgão responsável pela fiscalização, autorização e licenciamento ambiental. Além disso, o Governo Federal, órgão máximo na administração nacional, deve flexibilizar e incentivar uma participação < por meio de que] maior de indígenas para concorrer a cargos legislativos, com o propósito de obter uma ascensão política e visibilidade social do grupo excluído com a consequente conscientização de outros partidários sobre a importância da manutenção cultural dos povos nativos. Desta maneira, a adversidade será vencida e a sociedade verde-amarela fará progresso, jus a sua bandeira.
* Uma proposta completa basta

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
210 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
191 Exibições
por CasNovak
0 Respostas 
123 Exibições
por Gigisx
0 Respostas 
130 Exibições
por xtainax
0 Respostas 
75 Exibições
por kaio1951
0 Respostas 
66 Exibições
por kaio1951
3 Respostas 
194 Exibições
por FernandaCSo
0 Respostas 
107 Exibições
por belovr
0 Respostas 
149 Exibições
por Tayverson
0 Respostas 
86 Exibições
por Lalabyrkive

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Insegurança alimentar no Brasil

Conforme o artigo 25 da Declaração U[…]

De acordo com o documentário &quot;O di[…]

Filantropia

Filantropia é o termo usado para designar a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM