Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#43658
A carta de Pero Vaz de Caminha contava sobre de um povo que,conforme os olhares europeus de autoridade,precisava ser atencioso:os índios.Estamos errados se pensamos que não obtemos esses olhares.Nossos colonizadores fizeram o serviço sujo do extermínio,mas nós colaboramos para que a questão do índio no Brasil tenha piorado.
Em primeiro lugar,é fundamental enfrentar a realidade de que nós ainda pensamos como os portugueses do século XVI.Especialmente quando dominamos a cultura indígena observando-os selvagens e os colocando em segundo plano.Confirmação disso é a realidade de especificarmos,nossa língua como oficial.Assim como a nossa cultura é classificada rica e civilizada,enquanto a deles é vista como tradição por muitos de nós
Mas,a questão do índio,é mais difícil,Além disso,os índios brasileiros ainda têm de brigar pela terra.Isso porque a bancada ruralista ressalta do nosso país vem tirando terras indígenas para separar sua atividade comercial.Esse contexto vem devastando muitas tribos e impedindo o avanço de qualquer experiência do governo brasileiro ou ONGs que ajam na questão indígena no Brasil.
A obrigação de identificar,logo,o valor dos nativos é de suma relevância para a prevenção da cultura e da história do país.Dessa forma,a condição de que o Ministério da Educação construa um material didático com o propósito de mostrar os costumes desse cidadãos a todos os brasileiros em idade escolar para os extermínios sejam reduzidos.Além do mais,o governo deve interferir nas lutas no campo com o intuito de conservar o meio ambiente,a vida dos índios e identificar que realidade deles é tão importante quanto a dos outros brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#43667
@Radhija, claroo :D

A carta de Pero Vaz de Caminha [tem que colocar o que ele é: escrivão português] contava sobre de um povo que, conforme os olhares europeus de autoridade, precisava ser atencioso: os índios. [conectivo] Estamos errados se pensamos que não obtemos esses olhares. [conectivo] Nossos colonizadores fizeram o serviço sujo do extermínio, mas nós colaboramos para que a questão do índio no Brasil tenha piorado.
* Não pode usar 1ª pessoa (eu/nós)
* Quando citar o nome de alguém, tem que colocar a "profissão" junto
* Também faltou explicar que carta seria essa, deveria ter colocado: "A carta do escrivão português Pero Vaz de Caminha, sobre a descoberta do Brasil, registrava suas primeiras impressões sobre a terra explorada..."
* A introdução deve ter contextualização do tema, problematização e a sua tese. Você não apresentou seus argumentos


Em primeiro lugar, é fundamental enfrentar a realidade de que nós ainda pensamos como os portugueses do século XVI. [conectivo] Especialmente quando dominamos a cultura indígena observando-os selvagens e os colocando em segundo plano. [conectivo] A confirmação disso é a realidade de especificarmos, nossa língua como oficial. [conectivo] Assim como a nossa cultura é classificada rica e civilizada, enquanto a deles é vista como tradição por muitos de nós.
* Não pode usar 1 ª pessoa
* Evitar o uso de gerúndio -ndo
* Faltou ligar e organizar suas ideias por meio de conectivos
* Muito senso comum, tem que procurar comprovar o que você fala com citações ou dados


[conectivo de desenvolvimento]
Mas, a questão do índio, é mais difícil, Além disso, os índios brasileiros ainda têm de brigar pela terra. [conectivo] Isso porque a bancada ruralista ressalta do nosso país vem tirando terras indígenas para separar sua atividade comercial. Esse contexto vem devastando muitas tribos e impedindo o avanço de qualquer experiência do governo brasileiro ou ONGs que ajam na questão indígena no Brasil.
* Erros de pontuação, excesso de vírgulas
* Também ficou no senso comum e não arrematou o parágrafo


[conectivo conclusivo] A obrigação de identificar, logo, o valor dos nativos é de suma relevância para a prevenção da cultura e da história do país. Dessa forma, a condição de que o Ministério da Educação construa um material didático com o propósito de mostrar os costumes desse cidadãos a todos os brasileiros em idade escolar para os extermínios sejam reduzidos. Além do mais, o governo deve interferir nas lutas no campo com o intuito de conservar o meio ambiente, a vida dos índios e identificar que realidade deles é tão importante quanto a dos outros brasileiros.
* Intervenção incompleta, faltou o meio/modo de execução da ação e o detalhamento

Espero ter ajudado! ;)

Segundo o sociólogo polonês Zygument[…]

Os filmes "Tropa de elite e Tropa de elite 2:[…]

O filósofo francês Sartre defende que[…]

Por favor, alguém pode fazer um coment&aacu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM