Avatar do usuário
Por ShiroBakah
Quantidade de postagens
#124975
De acordo com o artigo 96 do estatuto do idoso, discriminações contra maiores de 50 anos é um crime. Entretanto, observa-se na conjuntura brasileira a intolerância nos campos trabalhistas e a negligência estatal. Com isso, será preciso avaliar a condição atual da sociedade, na qual se prende a estereótipos com relação aos mais velhos.

Primeiramente, vale ressaltar a discriminação nas áreas de trabalho. Nesse sentido, uma empresa especializada no tema - etarismo - afirma que o Brasil tem 37, 7 milhões de idosos aptos a trabalhar, mas devido as limitações no mercado de trabalho, muitas empresas optam por por funcionários mais jovens que, de acordo com estereótipos, seriam mais ativos e ágeis comparado as pessoas mais velhas. A partir disso, é relatado o forte preconceito e intolerância sofrida pelos idosos por parte do ofício e seus preconceitos na integração dessa parcela da sociedade.

Outrossim, cabe salientar a negligência de Estado com relação aos direitos do idoso. De acordo com o portal de notícias CNNBRASIL, 18% dos indivíduos com mais de 50 afirmaram terem sido discriminados em algum serviço de saúde e cerca de 19% sofreram violência verbal ou física. Diante disso, se é demonstrado importância insuficiente que o Governo oferece e a ineficácia de punições contra quaisquer discriminações contra pessoas de mais velhas. Nessa situação, as vítimas se sentem desamparadas por falta de ações que impeçam a diminuição desse preconceito.

Logo, ações devem ser tomadas pelo Estado. Sendo assim, o Ministério dos Direitos Humanos deve investir em leis mais fortes, que prevaleçam e que se façam mais eficazes para a disseminação da discriminação. Além disso, é necessário que o Ministério das Comunicações promovam campanhas e reflexões sobre o etarismo e incentivação para denúncias, para a construção de uma sociedade mais igualitária.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
A questão do etarismo do Brasil
por Beatedros    - In: Outros temas
4 Respostas 
3764 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
642 Exibições
por Rahessa
1 Respostas 
332 Exibições
por Gustavo1210
A QUESTÃO DO ETARISMO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
por MARIA02X    - In: Outros temas
0 Respostas 
111 Exibições
por MARIA02X
4 Respostas 
278 Exibições
por Eli79
0 Respostas 
86 Exibições
por agathafaguns
0 Respostas 
695 Exibições
por allycepianca
0 Respostas 
572 Exibições
por allycepianca
0 Respostas 
386 Exibições
por walcr
0 Respostas 
225 Exibições
por sophialara2
Apenas Teoria

- Repetição de palavras/artigos mais[…]

Trabalho Infantil

- Introdução, desenvolvimentos e con[…]

Excelente argumentação, e tenta enc[…]

Palavras/artigos repetidos durante a redaç[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM