Avatar do usuário
Por LDavi5
Quantidade de postagens
#130856
A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 3° que são objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. No entanto, tal prerrogativa não tem se repercutido com ênfase na prática quando se observa a questão do etarismo na sociedade contemporânea. Diante dessa perspectiva, faz-se imperioso o estudo dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a problemática em questão. Nesse sentido, a falta de leis mais rigorosas contribui com a ocorrência de preconceito com pessoas idosas que apesar de também acontecer com os mais jovens a maior incidência é com os mais velhos. Essa conjuntura, conforme o filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "Contrato social" já que acontece uma infração dos direitos humanos, uma vez que todas as pessoas têm o direito de serem tratadas com respeito e dignidade, independentemente da idade.
Ademais, é fundamental apontar a opressão por parte da sociedade como impulsionador do idadismo no Brasil. Sob esse viés, comentários depreciativos, ridicularização ou tratamento desrespeitoso trazem consigo como consequência a exclusão social e até mesmo causar depressão nas vítimas desse ato. Segundo a filósofa francesa Simone de Beauvoir, "O mais escandalosos dos escândalos é que nos habituamos a eles". Diante de tal exposto, mais escandaloso que o ageísmo e o fato da população se habituar a essa realidade. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, o ministério da cidadania, órgão responsável pela articulação e promoção dos direitos humanos, deve criar campanhas informacionais direcionadas à indivíduos que sofrem com o etarismo, por meio de verbas da União provenientes do fundo rotativo nos orçamentos anuais. Essa medida será tomada com a finalidade de conscientizar o corpo social. Assim o Estado estará cumprindo corretamente seu "Contrato social " tal como afirma John Locke.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido.
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
676 Exibições
por Rahessa
4 Respostas 
305 Exibições
por Eli79
1 Respostas 
197 Exibições
por isaaclim
1 Respostas 
962 Exibições
por eliscorreia
1 Respostas 
361 Exibições
por Gustavo1210
A QUESTÃO DO ETARISMO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
por MARIA02X    - In: Outros temas
0 Respostas 
122 Exibições
por MARIA02X
0 Respostas 
107 Exibições
por agathafaguns
A questão do etarismo do Brasil
por Beatedros    - In: Outros temas
4 Respostas 
3892 Exibições
por Samara102006
A questão do etarismo no Brasil
por ShiroBakah    - In: Outros temas
2 Respostas 
167 Exibições
por ShiroBakah
Etarismo na sociedade brasileira
por lyzis    - In: Outros temas
4 Respostas 
141 Exibições
por lyzis

Segundo o empresário estadunidense Steve Jobs: &qu[…]

O livro "Utopia", do escritor inglês Tho[…]

A lei seca foi implementada com o intuito de evita[…]

EXCLUIR REDAÇÃO!!!

Você poderia excluir a minha primeira redação de &[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!