O índice demográfico registrado nos últimos anos afirma que a população está envelhecendo em ritmo acelerado, demonstrando um avanço significativo na expectativa de vida brasileira. Através dessa análise, insere-se a temática voltada a questão do etarismo na sociedade contemporânea, retomando o perfil social do país e as respectivas estimativas a cerca da população idosa. Com isso, pode-se levar em consideração as discriminações sociais e a valorização do idoso.
Sob esse cenário, é notório os níveis de segregação social relacionados a faixa etária no contexto atual, e como este desafio desencadeia o etarismo no Brasil. Em concordância com a tese, é evidente os casos de discriminação ao idoso por meio de menosprezo e validação, a partir de tal utilidade ou função do mesmo na sociedade. Dentre esses viés, pode-se notar esse tipo de preconceito em locais de trabalho ou em ambientes do cotidiano, uma vez que nem todas pessoas idosas são incapazes de realizar tais tarefas comuns. Segundo dados da ONU, a população está envelhecendo com mais saúde e disposição, dessa forma desconstruindo esteriótipos criados pelo coletivo social.
Ademais, é de relevância dissertar sobre a valorização do idoso, para a minimização de ideologias relacionadas ao etarismo. Nessa linha de pensamento, vale destacar o papel fundamental do idoso na construção da nação contemporânea. Isto é, visando ressaltar a sua funcionalidade em cargos públicos ou trabalhos que exijam esforços físicos. Em vigor desses fatores toma-se exemplo a cultura chinesa, no qual os indivíduos mais novos direcionam um olhar de respeito e valor a pessoa com idade avançada, demonstrando admiração a sua sabedoria e experiência de vida.
Portanto, a partir dos argumentos expostos, conclui-se que para o combate do etarismo no Brasil, o Governo em paralelo ao Estatuto do Idoso devem promover ações efetivas que mobilizem os indivíduos a desmembrar o preconceito social e promover a valorização do idoso, por meio de vias midiáticas e leis federais. Dessa forma, com a finalidade de reivindicar o etarismo, minimizando a sua presença no país, logo desenvolvendo uma nação mais igualitária.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.