Diante desse cenário, é necessário pontuar a exclusão social é um dos principais motivadores da problemática. Além disso, no livro "as vidas desperdiçadas", do filósofo Zygmount Bauman, é descrito às vítimas de uma sociedade que se divide pelos incluídos e pelos excluídos, uma sociedade plural que funciona como um dispositivo de seleção da pluralidade aceitável: a não aceitável perece. Visto que à população mais jovem faz a construção de estereótipos que os idosos são pessoas frágeis e incapazes por conta da sua idade e tipo físico, e esses pensamentos gera afastamento e privação dos idosos. Assim, ao invés de promover a valorização e o reconhecimento desses cidadãos, tais determinação falhas contribuem para o complementar do filósofo Bauman.
Outrossim, é válido destacar a negligência estatal o problema da questão do etarismo nos tempos atuais. Para o filósofo inglês, Thomas Habbes, é dever do estado propiciar meios que auxiliem o progresso de toda coletividade. No entanto, em solo brasileiro, há a ruptura desse contrato, vista que a administração superior não instrui a sociedade para realizar meios que incluem propostas de benefícios para os de meia idade. Desse modo, é perceptível que a inércia governamental intensifica os empecilhos em relação ao acesso à cidadania e prejudicar o coletivo.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pela questão do etarismo na sociedade atual. Para isso, é necessário que o Poder executivo, o qual elabore propostas que exija a inclusão dos idosos na sociedade por meio de eventos estaduais e palestras educacionais. Tal atividade possui intuito de alertar as comunidades brasileiras e deixar certo modo as diferenças de lado. Afinal é o que carrega na canção de Lennon um universo sem rivalidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada