Primeiramente, é de extrema importância analisar como esse tipo de discriminação afeta suas vítimas. Segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), 16,8% dos brasileiros com mais de 50 anos já sofreram algum tipo de preconceito em relação à idade. Tal situação também atinge inúmeros jovens, que em sua maioria são recém formados, e estão em busca de oportunidades para atuar em suas áreas de formação. Por conta da falta de experiência, muitas empresas deixam de dar oportunidades a esses jovens, dando preferência em admitir profissionais com uma carreira mais extensa. Nessa mesma conjuntura, profissionais acima dos 50 anos acabam sendo demitidos, negligenciados e excluídos do mercado de trabalho. Tais circunstâncias são baseadas em esteriótipos enraizados na sociedade, e que se refletem no mundo corporativo. Nesse viés, segundo o IBGE (Instituição Brasileira de Geografia e Estatísticas), muitas das pessoas que sofrem desse preconceito acabam desenvolvendo doenças emocionais como a deperessão, além da sensação de exclusão e desamparo.
Além disso, é importante salientar a enorme negligência do Governo na criação de medidas efetivas que combatam tal discriminação. No artigo 96 do Estatuto do Idoso, é configurado como crime qualquer tipo de ato discriminatório contra idosos. Contudo, é possível observar que tal medida não se faz eficaz em combater tal cenário. Muitos dos indivíduos podem se sentir desamparados pelo próprio contexto de exclusão em que se encontram, optando por não denunciar o crime, ou até mesmo podem não possuir conhecimento sobre seus direitos. Sendo assim, tal situação enquandra um contexto propício para que os casos de preconceito se perpetuem. Nessa conjuntura, segundo as ideias do filósofo Jhon Locke, tal circunstância configura-se como uma violação do "Contrato Social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a liberdade, o respeito e a dignidade, caso que é evidente no país.
Portanto, faz-se necessário que ações precisam ser tomadas pelo Estado. Em primeira instância, cabe ao Governo, em conjunto ao Ministério do Trabalho, por intermédio de políticas públicas, reforçar o direitos dos jovens e idosos - que sofrem preconceito no ambiente de trabalho - afim de garantir que os casos de discriminação sejam efetivamente disseminados. Ademais, cabe ao Ministério das Comunicações, através de propagandas televisivas, estimular os indivíduos à denunciar casos de discriminação etária. Busca-se com essas medidas, acabar com o preconceito e situações como a do Ben.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.