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#61258
A cultura do estupro é persistente e é difícil mensurar a extensão do problema. Milhares de denúncias de agressão sexual são feitas diariamente, milhares de estupradores estão, de fato, atrás das grades. E partindo do postulado de que a sociedade é intolerante para com tal crime hediondo, poder-se-ia concluir que as leis são cabais. Contudo, tal premissa está longe de ser verdadeira.
Na realidade, temos vítimas sendo julgadas no lugar de seus agressores. Para cada denúncia feita, dez mulheres são silenciadas por medo, vergonha e, absurdamente, culpa. Enquanto isso, estupradores brancos e ricos paressem muitas vezes não ser passíveis de punição. Como bem disse o pensador Eduardo Galeano: A justiça é como uma serpente, só morde os pés descalços. Nesse viés, isso não poderia ser mais verdadeiro.
As causas do estupro e do silêncio de suas vítimas estão diretamente atreladas. O machismo que faz com que um homem se considere superior a uma mulher, de tal maneira que chegue a considerar -se no direito de estuprá-la, esse machismo é o mesmo que cala as inocentes, o medo de julgamento que as atinge de maneira perversa combinada a culpa por algo que nem sequer cometera, quando, aos olhos da sociedade, a vítima é velada de causa e seu agressor é revestido de nova vítima. Da mesma forma que o machismo, a ineficiência da justiça brasileira em responsabilizar culpados e assistir e proteger vítimas incentiva os citados comportamentos de ambas as partes. Ao agressor, é concebido um poder ornamentado e abstruso.
A cultura do estupro é sustentada por raízes profundas e difíceis de cortar, mas é possível fazer uma "quase" supressão, desagravar o problema ao máximo possível, pouco a pouco, como qualquer evolução social. Desde a educação de nossas crianças para a construção utópica de uma sociedade não machista até uma reforma acentuada nos atuais mecanismos da justiça. Podemos nunca ter uma vítima derradeira, mas existem maneiras de desonerar o poder outrora dado aos agressores para, por fim, dar voz às vítimas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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