É imperativo que o consumismo tem se acentuado na sociedade. Sua origem se deu no pós período da Revolução Industrial, cuja produção passou a ser abundante, causando a “necessidade” de substituir um produto por motivos, muitas das vezes, fúteis. Apesar desse modelo capitalista de produzir gerar empregos — e, consequente, ser um grande fator para os EUA serem a maior potência econômica do mundo —, a alta quantidade de lixões está poluindo cada vez mais a atmosfera terrestre. Dessa forma, o mundo necessita de medidas urgentes, antes que se torne um local nocivo à saúde da população.
Concomitantemente, a falta de conhecimento é mais um impasse na diminuição da quantidade de lixo. Isso ocorre em razão de não haver o ensino adequado sobre como descartá-los e cuidar do planeta nas escolas, desde o fundamental I — haja vista ser o período onde se aprende mais –. Conforme dito pelo filósofo estoico, Sêneca: “A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”. Portanto, é de suma importância a criação de projetos escolares que incentivem a reciclagem de produtos não mais utilizados.
Dessarte, é possível reduzir os efeitos negativos. Entretanto, para o fiel cumprimento, é imprescindível que o Ministério da Educação — visto que é o órgão governamental responsável pela educação brasileira —, promova, por intermédio de palestras em escolas públicas e privadas, debates a respeito do descarte e da reciclagem de lixo e proponha atividades práticas de como cuidar do meio-ambiente. Assim, o estado da Terra, retratado pelo filme animado, não será mais uma realidade futura, ficando apenas na ficção.
Agradeço a todos que me ajudaram a tornar esse sonho possível! E parabéns aos desenvolvedores dessa plataforma!
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada