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O filme norte-americano “WALL-E” tem como cenário o planeta Terra, não mais habitado, devido à enorme quantidade de lixo, onde robôs são enviados para limpá-lo. Análoga à animação, a questão do descarte indevido de lixo é um problema atual, sobretudo no Brasil. Isso se dá pelo consumo exagerado e a ignorância humana, que dificultam a permanência de um planeta limpo.

É imperativo que o consumismo tem se acentuado na sociedade. Sua origem se deu no pós período da Revolução Industrial, cuja produção passou a ser abundante, causando a “necessidade” de substituir um produto por motivos, muitas das vezes, fúteis. Apesar desse modelo capitalista de produzir gerar empregos — e, consequente, ser um grande fator para os EUA serem a maior potência econômica do mundo —, a alta quantidade de lixões está poluindo cada vez mais a atmosfera terrestre. Dessa forma, o mundo necessita de medidas urgentes, antes que se torne um local nocivo à saúde da população.

Concomitantemente, a falta de conhecimento é mais um impasse na diminuição da quantidade de lixo. Isso ocorre em razão de não haver o ensino adequado nas escolas sobre como descartá-los e cuidar do planeta, desde o fundamental I — haja vista ser o período onde se aprende mais —. Conforme dito pelo filósofo estoico, Sêneca: “A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”. Portanto, é de suma importância a criação de projetos nas escolas que incentivem a reciclagem de produtos não mais utilizados.

Dessarte, é possível reduzir os efeitos negativos. Entretanto, para o fiel cumprimento, é imprescindível que o Ministério da Educação — visto que é o órgão governamental responsável pela educação no Brasil —, por intermédio de palestras em escolas públicas e privadas, promova debates a respeito do descarte e reciclagem de lixo. Assim, o estado da Terra, retratado pela animação, não será mais uma realidade futura, ficando apenas na ficção.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Ótima tarde a todos!

Gostaria de pedir que, a quem puder, por favor corrijam minha redação. E, se possível, façam uma análise destacando os erros para que numa próxima redação eu não erre a mesma coisa.

A quem eu não marquei, mas sentiu vontade de corrigir, fiquem à vontade!

Agradeço, desde já, pela atenção ❤❤

Obrigado, se possível, corrija a minha do E[…]

@eurodrigo poderia dar uma olhada?

Correção flash • Modelo ENEM […]

Correção flash • Modelo ENEM […]

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