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Na obra Utopia do escritor inglês Thomas More é retratada uma sociedade na qual o corpo social padroniza-se pela ausêcia de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade conteporânea é o oposto do que o autor prega uma vez que o analfabetismo funcional no Brasil apresenta barreiras as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário amtagônico é fruto tanto da negligêcia do governo federal quanto da falta de projetos educacionais voltados para a alfabetização. Diante disso, torna-se fundental a discussão desses aspectos afim do pleno funcionamento da sociedade.
Precipuamente, é fulcral pontuar que o analfabetismo deriva da baixa atuação dos setores governamentais no que conscerne na criação de mecanismos que caimbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto isso não ocorre no Brasil devido a falta de atuação das autoridades no que tange o combate do analfabetismo no país. Desse modo, faz-se miste a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar a ausência de projetos de alfabetição como promotora do problema. De forma que o número de aletrados no país são 11 milhões, segundo dados do PENAD em 2019, partindo desse pressuposto, a falta de um plano para alfabetização contribui para a perpetuação desse quadro deletéro.
Assim, medidas exequíveis são necessarias para combater o avanço da problematica na sociedade brasileira. Dessate, com intuito de mistigiar a analfabetização funcional, necessita-se urgentemente que o Ministério da educação ,crie projetos de aulas mais interativas e eficazes voltadas para a alfabetização atravez das escolas públicas, alcançando, assim, grande parte da população com aprendizado. Desse modo, atenua-se-á a médio e longo prazo o impacto nocivo a analfabetização funcional no Brasil e a população alcançará a Utopia da More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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