Avatar do usuário
Por Isadora16363
Quantidade de postagens
#124462
O filme "WALL-E", da Disney retrata uma realidade utópica na qual os seres humanos passam a residir em uma colossal nave espacial, após o planeta Terra se tornar inabitável, devido a crescente emissão de gases tóxicos na atmosfera, causada pela poluição descontrolada. Não obstante, tal cenário se estende a realidade brasileira através do acúmulo de lixo eletrônico no Brasil. Dessa forma, é válido discutir o motivo dessa violação ambiental e o maior impacto disso para a conjuntura conteporânea.

Sob esse viés analítico, cabe pontuar, como fator primordial, o descarte inadequado dos lixos eletrônicos. Acerca disso, é pertinente trazer o discurso de filósofo Hans Jonas, em que o mesmo defende, através da "Ética da responsabilidade que a geração presente é responsável pelas próximas gerações. A par desse raciocínio, é notório que a maneira como a sociedade lida com o descarte do lixo eletrônico não afeta apenas a ambiente atual, mas também cria um legado ambiental que influenciará a qualidade de vida das gerações futuras. Portanto, é crucial adotar práticas mais responsáveis e sustentáveis para mitigar os impactos negativos desse problema crescente.

Ademais, válido salientar como crítica consequência da persistência da problemática, os problemas de saúde pública. A esse respeito o filósofo chinês. Confúcio afirma que, o homem joga fora sua saude para conseguir dinheiro, depois usa o dinheiro para reconquistá-la novamente. Desse modo, torna-se evidente que a exposição a substâncias tóxicas provenientes do manejo inadequado de resíduos eletrônicos, coloca em risco a saúde de indivíduos e comunidades, criando um dilema em que os esforços para recuperá-la muitas vezes resultam em gastos financeiros e recursos que poderiam ser evitados com uma abordagem ética e sustentável do descarte de lixo eletrônico.

São fundamentais, portanto, medidas operantes para mitigar o óbice. Para isso, urge que o Ministério do Meio Ambiente -órgão responsável, pela política nacional do meio ambiente- em parceria com escolas público-privadas, implemente projetos de conscientização ambiental acerca do descarte de lixos eletrônicos. Esses planejamentos se darão por meio da criação de uma disciplina de "Ética, Ambiente e Cidadania" que terá como principal objetivo a propagação e alerta pela sustentabilidade do Brasil. Essa matéria deverá ser encaixada na grande curricular desde os primeiros anos até a EJA, com fito de atenuar a preservação do meio ambiente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
9 Respostas 
323 Exibições
por JoaoPedro72
0 Respostas 
93 Exibições
por Thatabragil
0 Respostas 
130 Exibições
por Revy
0 Respostas 
92 Exibições
por Lauraap
0 Respostas 
114 Exibições
por aaaviviviao
0 Respostas 
113 Exibições
por AnaIsraelly
0 Respostas 
84 Exibições
por duda16souza
3 Respostas 
188 Exibições
por jamillyds
0 Respostas 
135 Exibições
por ESMendes
4 Respostas 
439 Exibições
por Anne24
O descaso com a saúde mental

Compreender o estigma associado às doen&cce[…]

A inclusão de autistas na sociedade é[…]

Apenas Teoria

- Repetição de palavras/artigos mais[…]

Trabalho Infantil

- Introdução, desenvolvimentos e con[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM