Sob esse viés analítico, cabe pontuar, como fator primordial, o descarte inadequado dos lixos eletrônicos. Acerca disso, é pertinente trazer o discurso de filósofo Hans Jonas, em que o mesmo defende, através da "Ética da responsabilidade que a geração presente é responsável pelas próximas gerações. A par desse raciocínio, é notório que a maneira como a sociedade lida com o descarte do lixo eletrônico não afeta apenas a ambiente atual, mas também cria um legado ambiental que influenciará a qualidade de vida das gerações futuras. Portanto, é crucial adotar práticas mais responsáveis e sustentáveis para mitigar os impactos negativos desse problema crescente.
Ademais, válido salientar como crítica consequência da persistência da problemática, os problemas de saúde pública. A esse respeito o filósofo chinês. Confúcio afirma que, o homem joga fora sua saude para conseguir dinheiro, depois usa o dinheiro para reconquistá-la novamente. Desse modo, torna-se evidente que a exposição a substâncias tóxicas provenientes do manejo inadequado de resíduos eletrônicos, coloca em risco a saúde de indivíduos e comunidades, criando um dilema em que os esforços para recuperá-la muitas vezes resultam em gastos financeiros e recursos que poderiam ser evitados com uma abordagem ética e sustentável do descarte de lixo eletrônico.
São fundamentais, portanto, medidas operantes para mitigar o óbice. Para isso, urge que o Ministério do Meio Ambiente -órgão responsável, pela política nacional do meio ambiente- em parceria com escolas público-privadas, implemente projetos de conscientização ambiental acerca do descarte de lixos eletrônicos. Esses planejamentos se darão por meio da criação de uma disciplina de "Ética, Ambiente e Cidadania" que terá como principal objetivo a propagação e alerta pela sustentabilidade do Brasil. Essa matéria deverá ser encaixada na grande curricular desde os primeiros anos até a EJA, com fito de atenuar a preservação do meio ambiente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada