Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
Por brunafontes
#39011
A série americana da Netflix, sex education, retrata adolescentes em descobrimento de seu corpo e sexualidade e traz em um dos episódios a questão do aborto, onde a personagem Meave fica grávida e opta realizar um aborto, uma vez onde ela não deseja se tornar mãe naquele momento de sua vida, portanto ela vai até uma clínica e realiza o procedimento de forma segura e legal.
No Brasil a decisão da personagem traria problemas maiores, já que no Brasil o aborto é ilegal, e por isso acaba trazendo o aumento da taxa de mortalidade das mulheres, já que mesmo sendo uma prática ilegal mais de 8,7 milhões de brasileiras entre 18 a 49 anos realizam o procedimento no Brasil, segundo uma pesquisa do IBGE feita em 2015. AS clínicas clandestinas quando utilizadas nem sempre são confiáveis e seguras, cerca de 181 mil mulheres acabam morrendo ao fazer o procedimento nessas clínicas latentes, sendo assim a quinta maior causa de morte materna segundo o Ministério da saúde. Vale ressaltar que mulheres de renda mais baixa ainda são mais prejudicadas já que optam por procedimentos caseiros, ou clínicas clandestinas de baixa qualidade e acabam indo parar em hospitais públicos com hemorragias graves e muitas chegam ao óbito.

Um estudo realizado pela OMS mostra que países onde o aborto já foi legalizado diminuíram os números de morte materna além de trazer economia aos cofres públicos, posto que o dinheiro gasto para tratar as mulheres que realizam procedimentos clandestino é superior comparado aos gastos para o procedimento seguro.
O aborto no Brasil só é permitido em caso de estupro, risco para a gestante ou se a criança tiver anencefalia, o que é injusto visto que a mulher deveria ter direito de seu próprio corpo, ter um filho não desejado pode trazer consequências como abandono da criança, problemas na família, interferir na carreira da mãe. O aborto é uma questão de saúde e não de crenças, o Estado faz uma imposição com base na religião e no dogmatismo patriarcal que desvaloriza as mulheres e viola seus direitos.

Em busca da aprovação do aborto, especialistas da saúde devem compartilhar fatos e desmitificar preconceitos da sociedade, a realização de debates esclarecerá muitas dúvidas e com o apoio da maior parte da população, a corporação feminista, médicos e advogados deverão se unir para pressionar o Supremo Tribunal Federal para realizar a legalização do aborto. Dessa forma as brasileiras terão maior liberdade de seus corpos, diminuição de mortes maternas e seguridade ao realizar o procedimento em clínicas legais, como a personagem americana da série.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#39048
brunafontes escreveu:@EliasKinzy poderia comentar por favor o que eu poderia melhorar na minha conclusão??
Obrigada desde já por ter feito a correção <3
Oii, a única coisa que eu não consegui identificar foi o modo/meio.

*Perdoem o erro "afim" ao invés d[…]

vcs poderiam corrigir?

Tendo em vista a atual situação de f[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM