#47294
No documentário "Eu te esperei", é narrado a história de 4 adultos que sofreram de abandono paternal durante a infância. Fora da ficção, é evidente que a realidade brasileira assemelha-se com a obra. Nesse sentido, os impactos da deserção paternal geram consequências como a dificuldade financeira das mães solos e instabilidade emocional das vítimas.
Primeiramente, é notório destacar que mães solteiras apresentam complicações econômicas. Segundo dados do Instituto de Pesquisas Locomotiva, durante a pandemia, 35% das mulheres não tem renda suficiente para comprar alimentos. Assim, nota-se que a ausência de um auxílio financeiro vindo do pai prejudica condições básicas das vidas dos filhos.
Em segundo plano, é importante ressaltar a questão emocional dos filhos. Para Émile Durkheim "A educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". Com a ausência da figura paterna, emocional desses indivíduos podem ser prejudicados com o trauma e medo de futuros abandonos, podemos gerar consequências até para futuros filhos.
Portanto, é importante a discussão sobre o abandono paternal no Brasil. Dessa forma, cabe ao Governo auxiliar em projetos como o "Segura a Curva das Mães" que ajudam mães solos que estão em situação de vulnerabilidade. Além disso, as mídias sociais devem divulgar iniciativas como o "Encontre o Seu Pai Aqui" que tem como objetivo esclarecer casos de paternidade. Assim, vivências como a do documentário não serão mais repetidas no cenário brasileiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A Constituição Federal Brasileira, p[…]

╭──────────────╯ ✍ ⌕ 𖨂 Correção d[…]

A cultura de assédio no Brasil

No livro “50 tons de cinza” é a[…]

joenir jheromagnoli cassiahso Higorrair

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM