• Avatar do usuário
#67105
Muito se debate, hoje em dia, sobre a questão das favelas nas grandes cidades brasileiras. É realmente alarmante o percentual de violência encontrado nessas áreas. Entre as causas principais dessa violência destacamos, justamente, a falta de policiamento na região, e o alto índice de desemprego.
Atualmente, o número de mortes nas favelas brasileiras vem crescendo cada vez mais, um exemplo disso foi o massacre de Jacarezinho, que acorreu no dia 6 de maio de 2021, em uma favela situada no Rio de Janeiro. Infelizmente, as favelas são conhecidas pelo alto índice de violência, mortes e pobreza. Essa situação, ocorre justamente, pela falta de segurança e negligência do governo, que prega uma "bela" constituição, contudo, não faz nada para concretizá-la. No cinema brasileiro, vários filmes retratam a escassez de policiamento nas grandes favelas e como isso vem afetando a população. Um exemplo disso, é o filme ganhador de Oscar "Cidade de Deus", no qual retrata a vida dos cidadãos da favela carioca.
Outra preocupação constante é o alto índice de desemprego no país, que influencia de forma extrema o número de assaltos e, posteriormente, o número de mortes. A necessidade de se ter um sustento financeiro leva alguns brasileiros a recorrer à vida do crime. Outra situação bastante retratada, é o preconceito que algumas empresas têm com as pessoas que vivem nessas áreas, pois para alguns, todo favelado é bandido, sendo este um pensamento preocupante que ainda prevalece no século XXI.
Dado o exposto, entende-se que a questão das favelas em nosso país, vem sofrendo com a negligência do Estado. Portanto, para combater a falta de policiamento, é necessário a implementação de novas delegacias, rondas diárias para maior segurança e arrecadação de transportes para melhor averiguação do local. Bem como, a criação de cursos profissionalizantes na região e a instituição de leis que anulem o preconceito no meio profissional. Então, só assim conseguiremos mudar para melhor o futuro das famílias que moram nas favelas brasileiras.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

De acordo com a Primeira Lei de Newton, um corpo e[…]

Doação do coração

A série médica americana "Grey'[…]

Carinho sanguíneo

A série médica americana "Grey'[…]

Índio no Brasil

Hoje,na sociedade brasileira, as políticas […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM