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#47130
Segundo o filósofo grego Platão, ‘’o ser humano deve guiar o pensamento com base na razão, e não pelos prazeres carnais.’’ Tal citação filosófica, torna-se um reflexo da contemporaneidade, uma vez que, o uso de drogas é realizado com o intuito de obter uma sensação prazerosa, algo exclusivo do uso de entorpecentes. Logo, os impactos da necessidade insaciável de sentir prazer, são vistos no campo social, econômico, e principalmente, na saúde pública. Diante desse cenário, torna-se imprescindível, reconhecer a lacuna do conhecimento acerca do uso de entorpecentes, como também, o financiamento do tráfico de drogas, como duas dentre as principais causas do desafio das drogas no âmbito mundial.

Em primeira análise, a frase do filósofo grego Sócrates, ‘’ existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância’’, encontra-se refletida na lacuna de conhecimento sobre as drogas, posto que, a falta do saber sobre o uso de drogas, tais como suas consequências, impossibilita a orientação do indivíduo. Entretanto, a obtenção do saber sobre tal assunto, se torna capaz de prevenir ações baseadas na ignorância, ou mesmo, nos sentidos do corpo. O aprendizado racional é a forma mais eficaz de evitar problemas relacionados ao consumo exagerado de substâncias viciosas, devido sua capacidade intelectual de lidar com os desejos perversos do cérebro para o alcance do prazer, através do uso de substâncias químicas.

Outrossim, o financiamento do tráfico de drogas fortalece o contrabando da mesma, a partir do momento que o lucro é utilizado para importar e revender quantias por preços maiores. O sucesso de bilheteria ‘’Tropa de Elite’’, narra essa realidade, já que, os universitários de uma comunidade do Rio de Janeiro, compram entorpecentes na mão dos traficantes, e o dinheiro é usado a fim de obter armas, com o intuito de elaborar assaltos e conquistar territórios de gangues rivais, dessa forma, o lucro é usado na compra de mais drogas para o ciclo da exportação ou venda local. O impacto de tal cenário é a venda ilegal dos entorpecentes em cidades e periferias, aumento da violência e problemas de saúde.

Portanto, cabe aos órgãos responsáveis pela educação de uma Nação, como o Ministério da Saúde (MS), junto com as instituições de ensino, debater e analisar os problemas causados pelo uso de drogas, e seus impactos nos âmbitos social, alertando a população e orientando a mesma, por meio de palestras educacionais. É dever do Estado elaborar operações rígidas para combater o tráfico de drogas de um país para o outro, afim de diminuir o incentivo à venda ilegal. Dessa forma, o desafio das drogas como desafio mundial, será entendido com clareza, sendo possível amenizar os problemas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#47181
Posso sim.
#47426
gabrielg02 escreveu:@Geralcinoj no aguardo
Farei alguns comentários amanhã, ok?

Segundo dados da Denatran, o Brasil já poss[…]

A Constituição Federal de 1988, docu[…]

Na Constituição federal de 1988 no a[…]

A saúde mental, atualmente é um dos […]

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