• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#70178
A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito à alimentação como inferente a todo cidadão brasileiro. Porém, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a questão da fome no Brasil e seus fatos motivadores. Dado tal fato, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
O primeiro fator motivador a qual pode gerar esse problema é o desemprego. No mesmo artigo 6° da constituição Federal, está escrito que todo cidadão brasileiro tem direito ao trabalho. Entretanto, devido a uma grande falta de oportunidades de emprego, grande parte da população ainda segue desempregada, não tendo assim, dinheiro nem para alimento e nem para suas outras dívidas, tendo que por muitas das vezes, chegar ao ponto de morar na rua.
A segunda causa que pode agravar ainda mais essa situação é a falta de empatia por parte da sociedade. A "Atitude Blasé" - termo dado pelo sociólogo alemão Georg Semmel no livro "The Metropolis and mental life" - ocorre quando o indivíduo passa a agir com indiferença em meio às situações que ele deveria dar atenção. Diante o termo do sociólogo, é possível ver que a sociedade passou a ver a fome como algo "normal", não tendo assim, a empatia de ajudar aqueles que estão passando por dificuldades.
Portanto, é imprescindível que o governo ofereça mais oportunidades de emprego por meio da prefeitura ou grandes empresas, e também, discutir por meio da mídia, a importância da solidariedade por parte da sociedade para com os necessitados. Dessa maneira o país poderia superar tal problema.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

O mundo está em constante evoluç&ati[…]

Se alguém puder corrigir... ficarei agradec[…]

@Gi69 vi uma correção sua e gostaria[…]

Redação

Na série Máquina Mortífera o […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM